19 de fevereiro de 2011

Filmes de Culto - One-Eyed Jacks (1961)

Faz já 50 anos que estreou nas salas de cinema. Teve o nome em Portugal de Cinco Anos Depois. Inicialmente falou-se em nomes como Stanley Kubrick e Sam Peckinpah para realizar o filme mas acabou por ver Marlon Brando a dirigir e curiosamente foi o único filme que realizou. Além de Marlon Brando contou também com Karl Malden, Katy Jurado e Pina Pellicer.

A historia passa-se no século XIX entre o México e o sul dos Estados Unidos, onde uma banda de ladrões, entre eles está Rio (Marlon Brando), que se dedicam a roubar principalmente bancos, até que um dia são perseguidos pela policia mexicana e são encurralados numa montanha. Aí Rio é traído pelo seu melhor amigo e fica 5 anos numa prisão, ao sair só pensa em vingar-se do seu antigo amigo.

Melhores Filmes de 1961

Já se sabia que Marlon Brando era um grande actor, mas aqui ficou comprovado também que era um bom realizador e foi uma pena que não quisesse repetir mais vezes a experiência. Além de alguma acção o filme tem uma bonita historia de amor. Uma curiosidade, fiquei fascinando com a beleza da atriz Pina Pellicer e pesquisei sobre ela e descobri que infelizmente suicidou-se em 1964 com 30 anos. Uma pena era boa atriz e belíssima.

Dou-lhe um 9/10 é para mim um dos melhores acção/westerns que já vi, desde a primeira cena que o filme nos agarra. O argumento é mesmo muito bom e até ao final há uma incerteza no desfecho. Magnifica fotografia que lhe mereceu uma nomeação para os oscars. Um filme inesquecivel e bastante influente dentro do genero.

Sem comentários:

Enviar um comentário