21 de março de 2011

Filmes de Culto - Um Lobisomem Americano em Londres (1981)

Cumpre este ano o 30º Aniversário An American Werewolf in London (1981), um dos filmes mais influêntes de género de terror. Realizado e escrito por John Landis, ele que fez The Blues Brothers (1980) ou Um Príncipe em Nova Iorque (1988). O elenco foi composto por David Naughton, Griffin Dunne, Jenny Agutter entre outros.

A historia é sobre dois amigos estadunidenses (Jack e David) que se encontram de turismo numa região afastada de Inglaterra, quando ao saírem de um café a meio da noite são atacados por um animal enorme. Jack é morto e David vai parar ao hospital, quando desperta não se lembra do que passou mas começa a ter sonhos com Jack que o aconselha a suicidar-se pois na próxima lua cheia irá transformar-se em lobisomem.

Lembro-me de ter visto por primeira vez este filme quando tinha uns 10 anos e fiquei mesmo impressionado, nunca mais me esqueci de algumas cenas. Sobretudo as cenas do ataque do enorme animal e o primeiro pesadelo de David. O realizador consegue transmitir um filme com bastante terror mas sem cair no sangue fácil. O filme rapidamente transformou-se num filme de culto e teve direito a uma sequela An American Werewolf in Paris (1997) sem grande sucesso.

Dou-lhe um 8/10 é para mim um dos melhores filmes de terror do cinema. Com um bom argumento, o filme transmite medo e tensão, além disso é um filme inteligente com humor negro e uma boa fotografia, de uma paisagem rural inglesa com o habitual nevoeiro. Filme que merece totalmente o estatuto de culto que tem.

2 comentários:

  1. Ahh o velho John Landis. Ainda em forma. O episódio dele do Masters of Horror, «Family» é delicioso. Abraço

    ResponderEliminar