25 de setembro de 2011

Filmes de Culto - JFK (1991) Filme de Oliver Stone

Oliver Stone sempre fez filmes controversos, sobretudo nos anos 80 e inícios de 90, com filmes como Salvador (1986), Platoon (1986) ou Born on the Fourth of July (1989). Mas há precisamente 20 anos lançou um filme que trouxe muita polémica nos Estados Unidos, JFK (1991). O filme foi baseado num livro de Jim Garrison que contou a sua luta pessoal para descobrir o que estava por detrás do assassinato de John F. Kennedy.

A historia aborta o assassinato do presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, na cidade de Dalas em 1963. Jim Garrison (Kevin Costner), fiscal do distrito de Nova Orleans, após ler os inquéritos feitos pelas diferentes comissões decide avançar para uma investigação com a sua equipa. Com o desenrolar da investigação Jim descobre várias falhas e muitos interesses na morte do presidente.

Melhores Filmes Históricos/Biográficos

Dou-lhe um 9/10, é sem duvida um dos melhores filmes de Stone, tem uma edição e montagem excelente. Durante as três horas de duração coloca várias questões sem resposta e demonstra evidências claras para uma teoria da conspiração. O argumento está trabalhado até ao mais pequeno pormenor. O filme recebeu 8 nomeações aos Oscar's e para mim merecia inteiramente o de melhor filme de 1991.

Sem comentários:

Enviar um comentário