26 de fevereiro de 2012

Europa 51 (1952) de Roberto Rossellini

É uma pena que hoje o cinema italiano não tenha os cineastas tão talentosos como os que houveram em meados do século passado, como Vittorio De Sica, Federico Fellini ou Roberto Rossellini. Faz este ano o seu 60º aniversário Europa (1952), um excelente filme da famosa época do neo-realismo italiano. Contou com Ingrid Bergman na altura esposa de Roberto Rossellini.

A historia passa-se em Roma, no ano de 1951, Irene (Bergman) é casada tem um filho e aparentemente é feliz. Pertence à alta sociedade italiana e tem uma vida cómoda, jamais teve de trabalhar. No entanto o seu filho morre e Irene culpa-se pela sua morte, o seu mundo desaba e começa a questionar-se de tudo. Decide deixar o seu lar e mistura-se com as classes mais desfavorecidas.

Dou-lhe um 8/10 é magistral como Rossellini nos apresenta a sociedade de uma grande cidade europeia ainda abalada pela II Grande Guerra, as diferenças entre a burguesia que olha para o comportamento de Irene como o inicio da loucura e a classe operaria que a vê como uma santa. Excelente interpretação de Ingrid Bergman. Para mim um dos melhores trabalhos de Rossellini.

1 comentário:

  1. Hoje em dia o cine realismo italiano dos anos 40/50 pertence à romenia.

    Emerson

    ResponderEliminar