1 de agosto de 2012

Como Agua para Chocolate (1992)

Sinceramente irrita-me as pessoas que justificam as suas ações em nome das tradições. Alguém alguma vez disse que "as tradições servem para romper-se", eu concordo. Um bom exemplo disso é Como agua para chocolate (1992), que cumpre este ano o seu 20º aniversário, é considerada como um dos melhores filmes mexicanos de sempre e obteve na sua estreia uma excelente bilheteira mundial. Foi dirigido por Alfonso Arau.

A historia é baseada no livro com o mesmo nome de Laura Esquivel (na altura estava casada com Alfonso Arau) e passa-se no México nos tempos da revolução, inicio do século 19, e conta a historia de Tita (Lumi Cavazos) com Pedro (Marco Leonardi). Os dois estão apaixonados e querem ficar juntos mas há um problema Tita é a filha mais jovem e segundo a tradição deve ficar solteira e cuidar da sua mãe. Pedro decide então casar-se com a sua irmã para poder ficar junto a Tita.

Dou-lhe um 8/10, o filme é bastante fidedigno ao livro, e pessoalmente é para mim uma das melhores historias de amor. Arau conseguiu criar um ambiente gastronómico magnifico, onde mistura os prazeres da cozinha com os carnais dando assim um bom equilíbrio e até pouco de "picante". Excelentes interpretações, sobretudo de Lumi Cavazos, boa representação da época, guarda roupa, mas acima de tudo uma historia original e magica.

1 comentário:

  1. E que bela e sedutora estava Lumi Cavazos neste filme

    ResponderEliminar