15 de março de 2013

A Lista de Schindler (1993) de Steven Spielberg

Há 20 anos atrás dizia-se que a academia cinematografica (oscars) estava chateada com o cineasta norte americano Steven Spielberg. Ele tinha feito vários filmes de enorme sucesso e qualidade que não tinham recebido o devido valor pela academia, mas após A Lista de Schindler (1993) era impossível não "encher" de prémios este filme, que muitos apontam como o melhor sobre o genocídio da II Guerra Mundial.

A historia é inspirada em algumas partes da vida de Oskar Schindler (Liam Neeson) que durante a II Guerra Mundial ajudou a vários judeus a escapar dos campos de concentração. Retrata também os campos de concentração e as perseguições feitas pelos nazis aos judeus ou aqueles que resistiam à sua lei.

Dou um 9/10, embora haja algumas criticas à maneira como Spilberg manejou os acontecimentos para dar à historia uma vertente mais moral, também não deixa de ser verdade que estamos perante um filme que nós lembra o terror daquilo que se passou. Tecnicamente está perfeito, a utilização do preto e branco, a fotografia, os atores, até mesmo a duração (185 minutos).

2 comentários:

  1. Na minha opinião o melhor filme do Spielberg e um dos mais marcantes da história por aquilo que conta e pela forma como conta e como mostra.

    ResponderEliminar
  2. É o filme mais adulto de Spielberg, além de ser perfeito tecnicamente.

    Abraço

    ResponderEliminar