Após a estreia de O Enviado da Manchúria (Portugal) ou Sob o Domínio do Mal (Brasil), este filme foi misteriosamente retirado do marcado, rumores dizem que foi a pedido de Frank Sinatra após a morte de John F. Kennedy. Só nos anos 70 é que o filme voltou a ser distribuído, por esta e outras razões o filme ganhou um estatuto de culto entre muitos cinéfilos. Dirigido por John Frankenheimer que fez filmes como Birdman of Alcatraz (1962), Grand Prix (1966) ou Ronin (1998).
A historia é sobre um oficial do exercito dos Estados Unidos, Ben Marco (Frank Sinatra) que é atormentado com a repetição do mesmo pesadelo; durante a Guerra da Coreia ele e os seus soldados são submetidos a uma intensa lavagem cerebral por militares russos e chineses. Após informar desses pesadelos aos seus superiores é lhe recomendado tarefas mais leves.
Dou-lhe um 6/10 é um thriller politico com um tema bastante engraçado, a lavagem e manipulação cerebral e posterior conspiração, isto em plena guerra fria. Um filme foi lançado pouco antes da famosa crise dos misseis de Cuba. Hoje em dia, 50 anos depois, ver o filme não transmite certamente as mesmas emoções, a mim pessoalmente pareceu-me lento e em algumas ocasiões aborrecido. Ainda assim, um clássico do cinema.
Concordo completamente, um clássico que não envelheceu nada bem, apesar de os seus temas continuarem relevantes. Talvez o remake tenha tido a sua razão de ser e talvez tenha mais qualidade.
ResponderEliminarhttp://onarradorsubjectivo.blogspot.pt/
Assistindo hoje a história se torna fantasiosa demais, porém na época teve seu impacto.
ResponderEliminarA versão filmada por Jonatham Demme há alguns anos também fica no mesmo nível, principalmente pelo bom elenco.
Abraço
Curiosamente não vi o remake e pelos vossos comentarios não vou ver.
ResponderEliminar