21 de novembro de 2011

Melhores Filmes de 1951

Estamos em 1951 e os musicais dominam o panorama cinematográfico e Gene Kelly é o "rei" do grande ecrã, An American in Paris (1951) ganha o oscar para melhor filme embora Quo Vadis seja o filme com melhor bilheteira. Aqui está a lista ficaram ainda alguns filmes por ver mas penso que os principais foram abordados ao longo deste ano.

1 - A Streetcar Named Desire - Um Eléctrico Chamado Desejo
"...é um filme memoravel, sobretudo pelas magnificas interpretações de Vivien Leigh e Marlon Brando que conseguem transmitir um realismo impressionante. Está também magnifico a forma como Elia Kazan transporta-nos para o claustrofóbico apartamento de Nova Orleans. Filme obrigatório para qualquer cinéfilo."











2 - Ace in the Hole - O Grande Carnaval
"...é um filme que passados 60 anos continua a ver atual. É uma critica aberta aos jornalistas, aos caçadores de desgraças e também a todos nós. Um argumento rico e uma atuação magnifica de Kirk Douglas. Quando o filme saiu não conseguiu uma boa bilheteira nem boas criticas pelos jornais mas ao longo dos anos o reconhecimento que estamos perante um filme de culto é consensual. Merece estar na minha lista de Melhores Filmes de Drama."









3 - The Lavender Hill Mob - Roubei um Milhão
"...é um filme divertido, original e com um bom argumento. Tem um desfecho imprevisível até ao ultimo segundo. Está repleto de situações engraçadas, algum humor negro e muito humor britânico. Como curiosidade vemos o personagem principal no inicio do filme no Brasil a dizer umas quantas palavras em português."









4 - A Place in the Sun - Um lugar ao Sol
"...tem um bom argumento e os dois atores principais estão bastante bem. Contudo a historia de amor entre os dois é bastante enjoativa, um pouco ridícula para os dias de hoje. Mas tirando isso gostei bastante da historia, sobretudo a luta interna de George."










5 - The Thing from Another World - A Coisa
"...é um filme bastante agradável para visualizar, obviamente tem uns efeitos especiais bastante rudimentares e o extra terrestre é bastante parecido com o Frankstein mas o argumento é interessante com várias cenas de suspense. Antes de ver qualquer remake é necessário ver o original."









6 - The African Queen - A Rainha Africana
"...é um filme à antiga, uma historia de amor com alguns pontos de humor. Boa fotografia de África e boa interpretação de Katharine Hepburn."









7 - An American in Paris - Um Americano em Paris
é um musical típico desses anos com muita musica, cor, alegria, coreografias, dança, uma historia de amor, etc. É curioso que o filme foi filmado em hollywood mas por vezes parece que estamos mesmo em Paris. É um filme que entretêm, embora não seja do meu estilo. Dizer que é o melhor filme de 1951, parece-me a mim, no mínimo exagero.

Sem comentários:

Enviar um comentário