1 de outubro de 2011

Filmes de Culto - O Grande Carnaval (1951)

60 anos atrás Billy Wilder já era um realizador conhecido com filmes como Double Indemnity (1944), The Lost Weekend (1945) ou Sunset Boulevard (1950) no seu curriculum. Só assim é que se entende que os estúdios de Hollywood tenham aceite que Wilder fizesse um filme tão amargo como Ace in the Hole (1951).

A historia é sobre Charles Tatum (Kirk Douglas) um jornalista que já foi dispensado de vários jornais por diferentes razões e sem dinheiro pede trabalho a um jornal local de Albuquerque no Novo México. A sua ideia é trabalhar aí durante dois meses e depois regressar a Nova Iorque, mas nunca lhe apareceu uma boa reportagem e Tatum desespera até que um dia sem querer se depara com um homem preso numa mina e esta é a sua grande oportunidade.

Melhores Filmes de 1951

Dou-lhe um 8/10, é um filme que passados 60 anos continua a ver atual. É uma critica aberta aos jornalistas, aos caçadores de desgraças e também a todos nós. Um argumento rico e uma atuação magnifica de Kirk Douglas. Quando o filme saiu não conseguiu uma boa bilheteira nem boas criticas pelos jornais mas ao longo dos anos o reconhecimento que estamos perante um filme de culto é consensual. Merece estar na minha lista de Melhores Filmes de Drama.

Sem comentários:

Enviar um comentário