29 de novembro de 2011

Melhores Filmes de 1961

Estamos em 1961 e o grande vencedor da noite dos oscar's foi um musical tal como em 1951, desta vez foi West Side Story que ganhou 10 estatuetas. Ainda assim, o filme que melhor encaixe fez nas bilheteiras foi Os 101 Dálmatas da Disney. En Cannes venceu Viridiana, enquanto que em Veneza o vencedor foi Last Year at Marienbad. Para finalizar o vencedor em Berlim foi A Noite.

Eis os meus preferidos de 1961:

1 - One-Eyed Jacks - Cinco Anos Depois
"...é para mim um dos melhores acção/westerns que já vi, desde a primeira cena que o filme nos agarra. O argumento é mesmo muito bom e até ao final há uma incerteza no desfecho. Magnifica fotografia que lhe mereceu uma nomeação para os oscars. Um filme inesquecivel e bastante influente dentro do genero."








2 - Viridiana
"...é para mim um dos melhores filmes de drama da historia do cinema e obviamente um dos melhores do talentoso realizador. O filme está repleto de mensagens subtis, o argumento é magnifico e intemporal. Uma critica à sociedade a todos os níveis, sobretudo a ingenuidade da freira e consequentemente à da igreja. Um filme de culto sem duvida."









3 - Splendor in the Grass - Esplendor na Relva
"...é claramente um filme que aconselho a ver, além de ser de um dos melhores realizadores de todos os tempos é também um retrato sobre a sociedade dos anos 20. Uma bonita historia de amor com contornos dramáticos que nós faz recordar o nosso primeiro amor e toda a ingenuidade desses tempos."









4 - Lola
"...é um filme bem divertido e bem mais complexo daquilo que parece à primeira vista. Existem várias personagens e todas elas estão interligadas no filme. Esta ligação entre personagens está perfeita. Tal como Jacques Demy disse o filme é um musical sem musica. Sem duvida um dos melhores filmes do seu ano que merece totalmente o seu estatuto de culto."












5 - Breakfast at Tiffany's - Boneca de Luxo
"...Este é um filme de culto sobretudo pela interpretação de Audrey Hepburn, a sua roupa, as jóias, os seus penteados e até o estilo como fumava chamou a atenção na altura, e dificilmente outra atriz podia fazer tão bem este papel. Uma curiosidade engraçada é quanto Audrey Hepburn prepara-se para ir a viver ao Brasil e está a aprender português ouvindo um vinil ou cassete no nosso idioma."

2 comentários:

  1. Lista curtinha, esta...

    Mesmo assim retirava os dois últimos e acrescentava 7, para perfazer a dezena.
    Seriam eles:

    - "El Cid"
    - "Une Femme est une Femme"
    - "The Hustler" / "A vida é um Jogo"
    - "The Ladies's Man" / "O Homem das Mulheres"
    - "The Misfits" / "Os Inadaptados"
    - "Sasom I en Spegel" / "Em Busca da Verdade"
    - "West Side Story" / "Amor Sem Barreiras"

    O Rato Cinéfilo

    ResponderEliminar
  2. Devo dizer que grande parte dos filmes que comentas-te eu fiz uma pequena critica deles ao longo do ano e na verdade não gostei de muitos, sobretudo Ladies Man, Em busca da verdade e west side story.

    1 abraço

    ResponderEliminar