30 de dezembro de 2010

Os 10 Melhores Filmes de 2009

Não, não me enganei decidi fazer a lista do ano passado, pois fazer a lista de 2010 ainda é muito cedo, muitos dos filmes desde ano ainda não estrearam no cinema, e acho que está é a altura precisa para fazer a lista de melhores filmes de 2009.

Não foi fácil escolher os 10 melhores visto que foi um ano com muita qualidade e eu escolheria bem mais de 10, contudo estes são para mim os 10 melhores de 2009:

1 - Um Profeta - Un Prophète
"... para mim foi até agora o melhor filme que vi de 2009, quase merece a nota 10. É duro, cru, com algumas cenas violentas, mas consegue demonstrar bastante bem a realidade das prisões nos nossos tempos. Mais que um filme é uma obra de arte no cinema, a não perder."


2 - O Sítio das Coisas Selvagens - Where the Wild Things Are
"... gostei muito, em primeiro há que colocar-se na imaginação da criança e saber interpretar as personagens que ele inventa. É sem duvida um filme com uma grande vertente psicológica, que certamente o próprio Freud iria adorar. Não sei se é pelo facto de ir a ser pai proximamente mas o filme tocou-me emocionalmente é um excelente guia para ajudar os pais nessa árdua tarefa de educar. Um filme a não perder, um dos melhores filmes de 2009"


3 - Canino - Kynodontas (DogTooth)
"... O filme é impressionante e fascinante, embora já o tenha visto há alguns dias penso constantemente nele. Uma das maiores verdades que ele transmite é que a verdade que conhecemos é aquela que nos mostram. São tantas as perguntas que fazemos após a visualização desde filme que certamente ficará para sempre marcada na minha memoria tal é a qualidade deste argumento que só utilizou 7 actores e uma vivenda e teve um orçamento que não passou os 200 mil euros. Para além das excelentes criticas que teve recebeu também vários prémios internacionais incluindo o prémio de melhor realizador em Cannes."




4 - Estado de Guerra - The Hurt Locker
"... O filme está muito bem feito, não é o habitual num filme sobre a guerra, abordar um tema que habitualmente é esquecido, o risco que enfrenta uma equipa que desarma bombas. Ao longo do filme vemos a forma inteligente como a realizadora aumenta o suspense e a adrenalina no filme, não caindo no erro de abordar sobre o porquê da guerra ou mostrar imagens excessivamente violentas. Há que realçar também o carisma do personagem principal que é o típico anti-herói."



5 - Invictus
"... Moragan Freeman está magnifico no papel, mostrando que Mandela era o certo no lugar exacto, que consegue o quase o impossível de unir um país ferido por anos de discriminação racial. Eastwood mostra como o desporto pode unir uma nação, e sobretudo que Mandela era uma pessoa muito inteligente e que prestou um enorme serviço ao seu país. Embora o filme tenha trajectória previsível, está cheio de detalhes históricos, culturais e emocionais."



6 - Celda 211
"... O filme teve um baixo orçamento, a quase totalidade das filmagens são dentro da prisão, mas tem um excelente argumento, filmado com intensidade e transmitindo adrenalina aos espectadores, é possivelmente o melhor filme de acção/thriller que vi este ano. O actor Luis Tosar está magnifico com o desempenho de líder dos presos."


7 - O Outro Lado da Lua - Moon
"... O filme tem uma magnifica fotografia da Lua, só por este facto já vale a pena ir ao cinema, mas temos também uma excelente interpretação de Sam Rockwell que praticamente é o único personagem humano no filme, gostei do argumento é original e trás frescura à ficção cientifica."



8 - Tudo Pode Dar Certo - Whatever Works
... Gostei bastante do filme, além do argumento a actuação de Larry é muito boa e divertida, está excelente neste papel. Para quem como eu é fã de Woody Allen este é um filme a não perder, faz lembrar um pouco Manhattan embora a fotografia neste filme é muito menos poderosa. Tem uns toques também de Shadows and Fog, pela personagem de Larry ou de Maridos e Mulheres pelas mudanças de comportamento dos casais.


9 - Estão Todos Bem - Everybody's Fine
... achei o argumento bastante bom, achei-o até habitual nos países da Europa do sul, o pai preocupado em dar uma boa vida aos filhos trabalha arduamente e pressiona-os para que eles tenham sucesso profissional, esquecendo-se de os ouvir. Excelente interpretação de Robert de Niro.


10 - (500) dias com Summer - (500) Days of Summer
... Gostei bastante do filme, a montagem está estupenda, o realizador conta a historia entre o casal de uma forma muito original, mostrando momentos entre os 500 dias de uma forma salteada. O filme tem muitas referencias à musica rock/pop e ao cinema. Mostra também uma relação actual entre jovens do século XXI, com as suas ilusões, cumplicidades e discussões. Estão muito bem caracterizadas as personagens, o rapaz que acredita no amor e a rapariga que não, e como ao longo da historia vão mudando a sua opinião.

5 comentários:

  1. Infelizmente, vi poucos desta tua lista. Mas posso dizer que não gostei de Invictus, não achei The Hurt Locker mais do que "ok", achei o 500 um óptimo filme, o "un prhophete" um muito bom filme e o Canino um filme extraordinário.

    ResponderEliminar
  2. Boa escolha para melhor filme. No resto do top 3 O Sítio das Coisas Selvagens desiludiu-me um bocadinho e o Canino já falámos. De resto, o Moon também foi um dos meus preferidos no ano passado e o Whatever Works deste ano. Os dois últimos não vi, com muita pena minha, sobretudo o 500 Days, pois toda a gente me fala bem dele.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Obg pelos comentarios, é bastante dificil criar uma lista consensual, os gostos variam muito. O 500 days é sem duvida um filme que merecia estar no top, vale a pena ver

    ResponderEliminar
  4. pois 10 parecem ser poucos eu juntaria a lista
    - Inglourious Basterds
    - El Secreto de sus Ojos
    - Hachiko A Dog's Story
    - Das weisse Band

    o celda 211 e o Moon são realmente excelentes filmes...

    ResponderEliminar
  5. Sim tens razão Alex 10 são poucos, o ano de 2009 foi rico em termos de cinemagraficos. Podiamos juntar também Precious e Crazy Heart.

    ResponderEliminar