26 de junho de 2010

Kynodontas (DogTooth) - Filme Grego de 2009

Um dos motivos que criei este blog foi para poder falar e partilhar a minha opinião sobre bom cinema, e DogTooth (2009) é o melhor exemplo disso. Filme grego de Yorgos Lanthimos, um jovem realizador desconhecido do grande publico que ainda tem poucos filmes no seu curriculum.

A historia passa-se na Grécia, num subúrbio de uma cidade, onde um casal com três filhos vivem numa vivenda com um grande jardim rodeado por um muro e os filhos não têm permiso de sair do jardim. Os filhos já na casa dos 20 anos (ou perto) nunca saíram de casa e são enganados pelos pais com constantes mentiras sobre o mundo que existe fora do muro da casa. A única pessoa que fora da família tem acesso ao interior da casa é Cristina uma vigilante que trabalha na empresa do pai que tem relações com o filho em troca de dinheiro.

O filme é impressionante e fascinante, embora já o tenha visto há alguns dias penso constantemente nele. Uma das maiores verdades que ele transmite é que a verdade que conhecemos é aquela que nos mostram. São tantas as perguntas que fazemos após a visualização desde filme que certamente ficará para sempre marcada na minha memoria tal é a qualidade deste argumento que só utilizou 7 actores e uma vivenda e teve um orçamento que não passou os 200 mil euros. Para além das excelentes criticas que teve recebeu também vários prémios internacionais incluindo o prémio de melhor realizador em Cannes.

Melhores Filmes de Drama

Dou-lhe um 9/10 e devo dizer que merece quase um 10, o filme é autentico estudo ao comportamento humano, com semelhanças ao The Trurman Show (1998) ou The Village (2004) após ver o filme podemos concluir que o ser humano é um animal facilmente manipulado, usando para isso o medo, ocultando informação e manipulado a verdade. Um filme inesquecivel.

2 comentários:

  1. Coincido plenamente en la puntuación que das a este peliculon. La apisonadora publicitaria de las grandes distribuidoras comerciales ocultan con demasiada frecuencia peliculas, que como esta, pasan discretamente en un par de semanas por la cartelera.
    No me voy a cortar nada, para decir que esta pelicula debiera ser obligatoria en los programas educativos de enseñanza secundaria de todo el mundo. Chavales, somos lo que quieran que seamos, y a no ser que nos de por pensar lo que hay detras de la valla seremos unos estupidos infelices toda la vida... es duro, pero es la puta realidad.
    Platon lo explico de forma metafórica mediante el mito de la caverna, y ahora otro griego Yorgos Lanthimos, viene a decirnos lo mismo mediante esta mítica pelicula. Lo poco que se ha oido hablar sobre la misma no nos hace mas que confirmar que en Europa , seguimos mirando las sombras refelejadas en la pared de la caverna, y asi nos va como nos va.
    Ghetto defendant

    ResponderEliminar
  2. Concuerdo contigo esta película deberia ser obligatoria en las clases de educción a la ciudadania.
    Es increible como esta película tubo tan poco publicidad.

    ResponderEliminar