5 de novembro de 2011

Melhores Filmes de 1931

Durante este ano tive a analisar os filmes realizados nos anos terminados em 1, como 1931, 1941, 1951, etc. Agora e até ao final do ano irei dar a minha opinião sobre cada ano. Infelizmente não pode ver todos os filmes que gostaria, talvez daqui a 10 anos volte a visualizar os que faltam.

O ano de 1931 foi marcado pelo cada vez maior numero de filmes sonoros, embora o meu preferido seja um mudo. Há também que salientar que foi realizado o 1º filme independente na historia. Eis a lista:

1 - City Lights - Luzes da Cidade
"...é sem duvida um dos melhores filmes cómicos da historia do cinema. É bastante difícil fazer bom humor e ainda mais difícil se não temos diálogos, mas Chaplin era um génio e em City Lights (1931) são tantas as cenas cómicas que ficaram para a historia. Ainda hoje 80 anos depois resulta ser um filme obrigatório para qualquer amante da 7ª arte. "









2 - Frankenstein
"...é claramente um dos melhores filmes de terror de sempre, a sua marca ficará para sempre na historia. Frankenstein é um dos melhores vilões de sempre e o ambiente criado pelo realizador está excelente. Como curiosidade Bela Lugosi recusou o papel por não ter diálogos no filme. Um filme imperdivel para qualquer cinéfilo."










3 - The Public Enemy - O Inimigo Público
"...é incrível que este filme tem 80 anos. É um filme bastante interessante, com um argumento que nos agarra desde o primeiro momento. Bem realizado e editado e uma magnifica interpretação de James Cagney, já o mesmo não se pode dizer do restante elenco. Pena foi a parte final, demasiado politicamente correcta, mas que poderíamos esperar? Estamos em 1931. "










4 - La Chienne - A Cadela
"...é habitual que os filmes no início dos anos 30 tivessem argumentos simples e com finais felizes. La Chienne (1931) é uma agradável surpresa, além de um argumento bem elaborado é politicamente incorrecto. Uma curiosidade foi que Janie Marèze atriz que fazia de Lulu morreu num acidente de carro, longo após a rodagem do filme, que era conduzido pelo ator que fazia de seu chulo."









5 - Tabu
"...é um filme bastante interessante. O casal quando pensa que está a salvo de superstições antigas depara-se com um mundo egoísta onde o mais importante é o dinheiro. O filme está muito bem filmado e só utilizou atores não profissionais. Um dos filmes mais importantes da historia do cinema e uma critica aberta de F. W. Murnau aos estúdios americanos."














6 - M
"... teve varias inovações no cinema, em primeiro há uma voz narrativa que vai contando a historia, depois há também uma analise e critica da sociedade, onde os jornais que colocam pressão na policia e medo aos habitantes. Lang consegue ainda criar um argumento interessante e comercial, um assassino sem escrúpulos que mata crianças pobres e inocentes. Além disso ficou famoso o assobio do assassino. "

Sem comentários:

Enviar um comentário