15 de setembro de 2011

La Chienne (1931) A Cadela

Há 80 anos atrás não havia tanto cuidado com a escolha ou tradução dos nomes dos filmes, A cadela (1931) foi o nome escolhido tanto em Portugal como no Brasil para o filme dirigido pelo francês Jean Renoir, que teve a sua melhor fase nos anos 30. O filme contou com algumas estrelas do cinema francês da altura, e em 1954 o cineasta alemão Fritz Lang fez um remake do filme.

A historia é sobre Maurice (Michel Simon) um homem de meia idade que trabalha nos correios e é casado com uma mulher feia e com muito mau genio. Um dia Maurice conhece a Lulu (Janie Marèze), uma prostituta, e fica apaixonado por ela. Mas Lulu gosta de Dédé (Georges Flamant), o seu chulo. Lulu e Dédé começam a explorar Maurice, que ingenuamente pensa que Lulu o ama até ao dia em que os apanha em flagrante.

Melhores Filmes de 1931

Dou-lhe um 7/10, é habitual que os filmes no início dos anos 30 tivessem argumentos simples e com finais felizes. La Chienne (1931) é uma agradável surpresa, além de um argumento bem elaborado é politicamente incorrecto. Uma curiosidade foi que Janie Marèze atriz que fazia de Lulu morreu num acidente de carro, longo após a rodagem do filme, que era conduzido pelo ator que fazia de seu chulo.

Sem comentários:

Enviar um comentário