13 de setembro de 2011

Morgen (2010) - Filme Romeno

Fiquei fã do cinema romeno desde 4 meses, 3 semanas e 2 dias (2008), desde então tenho falando de vários filmes desse país como Se Quero Assoprar, Assopro (2010) e Katalin Varga (2009). Morgen (2010) é mais um filme romeno que consegue chegar até nós. Foi dirigido por Marian Crioan.

A historia passa-se em Salonta, uma cidade fronteiriça entre a Roménia e Hungria, onde vive Nelu, um homem de meia idade que é segurança num supermercado. Vive uma vida tranquila com a sua mulher e com pouco dinheiro. Um dia enquanto está a pescar num rio conhece a um turco que tenta chegar à Alemanha. Os dois não se entendem mas aos poucos ficam amigos e Nelu irá tentar ajudar o turco a chegar ao seu destino.

Dou-lhe um 6/10, gostei sobretudo da imagem que foi transmitida da cidade fronteiriça, que ainda têm aduanas e os policias tentam manter os poderes de outros tempos. Eu vivo numa cidade fronteiriça entre Espanha e França e diariamente passo a "antiga fronteira" e é curioso assistir às pequenas diferenças que há em poucos quilometros. Um filme tipicamente romeno, social e emotivo.

1 comentário:

  1. dou mais acho que chega bem ao 7...tem um poder politico no filme bastante interessante

    ResponderEliminar