Desde 4 meses, 3 semanas e 2 dias que não via um filme romeno, ao ver anunciar Katalin Varga fiquei com curiosidade, foi o primeiro filme realizado pelo inglês Peter Strickland que não teve qualquer tipo de apoios financeiros, o orçamento para este filme foi uma herança que recebeu de um tio.
A historia passa-se na Transilvania nos dias de hoje, Katalin Varga vive numa aldeia onde guarda um segredo, o seu filho é fruto de uma violação e nem o seu marido sabe sobre o assunto. Contudo após desabafar com uma amiga o seu segredo fica publico e Katalin decide deixar a aldeia e aproveitar a viagem para vingar-se dos homens que a violaram.
É curioso que o realizador esteve quase a deixar o filme de lado após gastar os 300 mil euros que tinha de orçamento, mas ao final o filme foi até seleccionado para o festival de Berlim deste ano. O filme tem vários pontos positivos, a banda sonora e a fotografia estão magnificas, assim como o retrato na Roménia rural onde ainda vemos muitas carroças.
Melhores Filmes de Drama
Dou-lhe um 6/10, é a mostra que nem todos os filmes independentes europeus que conseguem ter alguma visibilidade são de qualidade superior, Katalin Varga é um filme razoável, que tem vários pontos negativos, é lento, previsível e está repleto de coincidências. Mas não esta mal como primeiro filme do realizador que filmou em um idioma que não dominava.
Sem comentários:
Enviar um comentário