14 de novembro de 2011

Melhores Filmes de 1941

O ano de 1941 foi marcado principalmente por dois filmes, Citizen Kane e Maltese Falcon. O primeiro trouxe inovação técnica e um argumento exemplar, enquanto o 2º criou um novo género no cinema, cine noir. Ainda assim o vencedor dos oscars foi O Vale era Verde e o Sargento York foi o filme com melhor bilheteira (estamos na II Guerra Mundial).

Eis a lista, que na minha opinião são os melhores de 1941, infelizmente não consegue ver todos os filmes que queria mas penso que vi os mais importantes.

1 - Citizen Kane
"...é claramente um dos melhores filmes de drama de sempre e embora tenha mais de meio século continua a falar num tema actual. Um dos filmes que mais marcou a historia do cinema, é considerado por muito como o melhor filme de todos os tempos. Ninguém se pode considerar cinéfilo sem ter visto este filme"











2 - The Lady Eve - As Três Noites de Eva
"...é seguramente um dos melhores filmes de 1941. Uma comédia romântica bastante divertida com um bom argumento e um final original. Algumas piadas são demasiado forçadas e alguns personagens são demasiado tontos. Contudo o filme ganha força nos diálogos entre as personagens e merece o seu lugar na historia da 7ª arte."











3 - The Maltese Falcon - Relíquia Macabra
"...concordo que é um filme muito importante na historia do cinema, que abre um novo género nesta arte, tendo influenciado muitissimos filmes. Ainda assim a historia parece-me básica, o detective super inteligente e perspicaz e a mulher fatal e misteriosa. Além disso devo confessar que não gosto de algumas interpretações de Humphrey Bogart, sobretudo quando faz de tipo duro e valentão. Para mim um filme sobrevalorizado."










4 - How Green Was My Valley - O Vale era Verde
"...dou-lhe um 6/10 talvez seja injusta está nota, pois o filme tem um bom argumento, está bem filmado, boa fotografia. Mas parece-me um pouco aborrecido, além disso é demasiado politicamente correcto e alguns atores são fracos. É um filme tipico dos anos 30/40 para vencer os oscars."










5 - High Sierra - O Último Refugio
"...o filme ficou famoso por colocar um gangster com um bom coração e fazer com que o publico simpatiza-se com ele. A perseguição final na Sierra Nevada está magnificamente filmada. Contudo o filme é bastante previsível."

2 comentários:

  1. Apesar de ser um pouco inferior, em 1941 também foi realizado "Sargento York" de Howard Hawks.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sim também falei sobre esse filmes mas achei-o um pouco como "propaganda nacionalista" numa altura que estamos em plena II Guerra mundial.

    Obg pelo comentario
    Gonga

    ResponderEliminar