Há 70 anos o filme que conseguiu o melhor encaixe em bilheteiras foi Sergeant York (1941), deixando para trás outros clássicos como Citizen Kane (1941) ou Maltese Falcon (1941). Foi realizado por Howard Hawks, que teve uma carreira cheia de sucessos em hollywood, e contou com Gary Cooper (que ganhou o oscar por este desempenho) e Walter Brennan.
A historia é sobre a biografia de Alvin C. York, um humilde camponês que vive numa pequena aldeia no interior profundo nos Estados Unidos. O seu sonho é casar e ter a sua própria propriedade para cultivar. No entanto ele é chamado para combater na I Grande Guerra e depara-se com um dilema, lutar pelo seu país ou renunciar a matar pelo amor que tem a Deus.
Dou-lhe um 6/10, este filme lançado em 1941, em véspera dos EUA entrar na II Grande Guerra serviu para estimular o patriotismo e o furor nacionalista da nação. Um autentico filme propaganda. Ainda assim salva-se pelo magnifico trabalho de Gary Cooper, que faz uma excelente interpretação de um camponês simples mas honesto e corajoso. Filme ao gosto da academia de hollywood onde se fala do famoso sonho americano bem diferente do realista As Vinhas da Ira de 1940.
Sem comentários:
Enviar um comentário