17 de agosto de 2010

70º Aniversario de As Vinhas da Ira (1940)

Este ano faz 70 anos The Grapes of Wrath, ou em português As Vinhas da Ira. Foi realizado por John Ford e contou com Henry Fonda e Jane Darwell nos principais papeis. O filme foi baseado no livro com o mesmo nome e é hoje considerado por muitos como um filme de culto.

A historia passa-se nos anos 30 na chamada grande depressão que houve nos Estados Unidos, a família Joads perde as suas terras no interior do país para o banco tal como muitas outras famílias e decidem ir até ao estado da Califórnia à procura de um futuro melhor. A viagem é longa e atribulada e ao chegarem à Califórnia deparam-se com uma situação ainda pior que a que deixaram na sua terra natal.

O filme aborda uma temática que se pode usar ainda hoje, a migração da população em busca de uma vida melhor, e a destruição desse sonho após a chegada perante a dura realidade. O filme faz parte da historia americana e é para muitos um dos filmes mais importantes da 7ª Arte. Recebeu 7 nomeações aos oscars e ganhou 2.

Melhores Filmes de Drama

Dou-lhe um 6/10, embora tenha gostado do filme achei demasiado lento, pouco atractivo em termos de fotografia, as interpretações dos actores são medíocre. Na minha opinião está ultravalorizado, concordo que é um dos primeiros filmes que aborda a problematica da migração da população e das diferenças sociais, mas eu pessoalmente achei-o demasiado deprimente.

Sem comentários:

Enviar um comentário