5 de dezembro de 2011

Melhores Filmes de 1971

O ano de 1971 foi um ano rico em filmes de qualidade. Sweet Sweetback's Baadasssss Song tornou-se no filme indepedente com maior encaixe de receita de todos os tempos. The French Connection ganha o oscar para melhor filme, enquanto em Cannes o vencedor foi O Mensageiro.

Aqui está a lista dos meus preferidos de 1971:

1 - A Clockwork Orange - Laranja Mecânica
"...na minha minha opinião dos poucos filmes perfeitos. Ninguém deveria poder falar sobre cinema sem antes ver este filme. Vê-lo hoje em dia, parece mentira que estamos perante um filme já com 40 anos, o seu argumento e critica à sociedade continua inalterado. Uma verdadeira obra prima inesquecivel quer se goste ou se odeie."










2 - Straw Dogs - Cães de Palha
"...Sendo de 1971, o filme foi controverso pela sua violência e pela cena de violação, que não deixa ninguém indiferente. Contudo o filme é uma obra prima, uma montanha russa de adrenalina do principio ao fim."









3 - Bananas
"...é para mim um dos melhores trabalhos de Woody e um dos melhores filmes cómicos que já vi. São 82 min. de humor inteligente e negro, com critica social e caricaturas."










4 - The French Connection - Os Incorruptíveis contra a Droga
"...é um filme histórico que merece a pena ver. O realizador filmou quase na perfeição as perseguições e o contraste entre as duas cidades, juntamos a isso o bom argumento, a fotografia, a montagem e a interpretação de Gene Hackman estamos perante um filme de culto.









5 - Two-Lane Blacktop - A Estrada Não Tem Fim
"...gosto de "road movies" (filmes em que a historia se passa na estrada), e Two Lane Blacktop (1971) é claramente influenciado pelo classico Easy Rider (1969), onde jovens vão atravessado os Estados Unidos sem qualquer objectivo nem planos para o futuro. Excelente fotografia da paisagem americana e boa sonora."









6 - Harold and Maude
é sem duvida uma excelente comedia. Um jovem que comente varios falsos suicidios e gosta de assistir a funerais conhece uma mulher de 80 anos bastante excêntrica, os dois apaixonam-se. Dou-lhe um 7/10 é um filme com bastante humor negro e muito divertido. Um dos melhores de 1971.










7 - McCabe & Mrs. Miller
"...é um excelente western com uma magnifica fotografia, a cidade encontra-se quase sempre coberta com uma bruma pela chuva, neve e frio que faz na região. A banda sonora é composta por Leonard Cohen que ajuda ao ambiente bucólico da cidade. Bom argumento e interpretação de Warren Beatty."










8 - Le Souffle au Coeur - O Sopro no Coração
"...é um filme com um argumento bastante bom, a historia de uma criança que dá os seus primeiros passos na vida adulta e a sua obsessão pela sua mãe e ódio ao seu pai. A cena onde há incesto com a sua mãe é violenta mas L. Malle consegue transforma-lo em algo não tão duro de visualizar e digerir."









9 - Dirty Harry - A Fúria da Razão
"...admito que hoje em dia o formato de Diry Harry está mais que visto, contudo eu ainda acho que este é o original e um dos melhores conseguidos. A fotografia está excelente com varias visões aéreas da cidade de San Francisco, uma tensão constante em busca do assassino e a lei que protege sempre o ladrão deixando o policia honesto em cheque."









10 - Shaft
"...o argumento é fraco, cheio de clichés do cinema noir. Contudo o filme é comico, com uma excelente fotografia de Nova Iorque sobretudo do bairro de Harlem. Além da magnifica banda sonora, que chegou a ganhar um oscar. Um filme que faz parte da cultura pop."

5 comentários:

  1. Boa lista.

    Na minha opinião o melhor é "Operação França", seguido por "Straw Gos" e "Dirty Harry",

    Apesar de ser aclamado pela crítica, não sou muito fã de "Laranja Mecânica".

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. realmente foi um ano cheio de bons filmes, e tive pena de não ter visto todos os que queria ver.

    Obg pelos comentarios

    ResponderEliminar
  3. Num rápido exercício de memória, substituía 5 filmes desta lista (os nºs 4, 5, 7, 8 e 10) por outros tantos títulos que, na minha opinião, são muito mais representativos do ano de 1971:

    - "Duel" / "Um Assassino Pelas Costas"
    - "Family Life" / "Vida em Família"
    - "Fiddler on the Roof" / "Um Violino no Telhado"
    - "Morte a Venezia" / "Morte em Veneza"
    - "Play Misty For Me" / "Destinos nas Trevas"

    Os outros 5 ficariam todos

    O Rato Cinéfilo

    ResponderEliminar
  4. Obg pelo comentario Rato.
    Eu pensava que Duel era de 1972 (ja confirmei que estava errado).
    Alguns dos filmes que apontas não conheço, outros não aprecio tanto, de qualquer dos modos o ano 1971 foi sem duvida bem forte em termos cinematograficos.

    Um abraço

    ResponderEliminar