2 de novembro de 2011

Sweet Sweetback's Baadasssss Song (1971)

40 anos atrás dois filmes tiveram uma enorme influência na comunidade negra dos Estados Unidos, criando até um subgénero de cinema, blaxploitation, foram eles Shaft (1971) e Sweet Sweetback's Baadasssss Song (1971). Este ultimo foi dirigido por Melvin Van Peebles que também fez de ator. Filme independente com um baixissímo orçamento que só estreou em apenas duas salas mas que passado um ano era um enorme sucesso e com estatuto de culto.

A historia é sobre Sweetback e começa com ele ainda criança criado num bordel e tendo relações sexuais com uma mulher bem mais velha. Depois vemos Sweetback já crescido, ele é um jovem negro que trabalha em shows pornográficos em pequenos clubes noturnos. Um dia é levado por dois policias brancos para fazer uma falsa detenção quando estes policias apanham um famoso líder pró-negro e começam a golpeá-lo, Sweetback não resiste a esta injustiça e mata aos dois policias. Aí começa a sua fuga em direcção ao México.

Dou-lhe um 2/10, o filme é realmente mau. Entendo o porquê da sua importância, sobretudo dentro da comunidade negra e de tudo o que desencadeou em termos cinematográficos para atores e cineastas afro-americanos, contudo o argumento é péssimo, realmente é duro ver este filme até ao fim. A montagem é fraca e alguns atores são do pior que já vi.

Sem comentários:

Enviar um comentário