7 de abril de 2010

Recursos Humanos Filme Francês de 1999

Há já alguns meses vi Ressources humaines (1999) um filme francês realizado por Laurent Cantet, que fez ultimamente o premiado filme Entre os Muros da Escola (2008). Na altura não falei do filme, embora tenha gostado não lhe dei o valor suficiente para fazer um artigo dele no blog. A verdade em que uns meses depois em varias ocasiões lembrei-me do filme e hoje decide falar sobre ele. No filme trabalharam vários actores não profissionais e sem duvida faz recordar os tempos do cinema italiano do neorrealismo.

A historia é sobre Franck um jovem recem licenciado, filho de obreiros que volta à sua terra natal, uma pequena vila costeira para realizar o seu trabalho de final de curso no departamento de recursos humanos da fabrica onde trabalha o seu pai e a sua irmã. Ao principio tudo corre bem, consegue intregar-se bem com os executivos e com a classe obreira, mas aos pouco começa a notar que os sindicatos estão de costas voltadas com a administração, sobretudo pela proposta da direcção em reduzir a jornada semanal em 35 horas. Franck tenta arranjar uma solução intermédia e consegue convencer a direcção e trabalhadores, mas essa solução é utilizada pela empresa para poder despedir alguns trabalhadores. Franck encontra-se numa situação entre seguir ao lado da direcção e poder continuar com o seu trabalho ou ficar ao lado dos trabalhadores e perder o seu posto de trabalho.

O filme tem pormenores fantásticos, um deles é a relação que existe entre o pai e o filho, por um lado o pai um obreiro que trabalhou toda a sua vida na empresa está bastante orgulhoso que o seu filho com estudos possa fazer parte da direcção, por outro lado o filho que ao voltar a a casa dos pais se sente inadaptado mas cheio de vontade de mostrar trabalho, vê no seu pai um homem sem grande ambição e com pouca formação. Além disso mostra como as empresas se vêm obcecadas para reduzir os gastos e seguirem competitivas e por outro lado os trabalhadores que vêm os seus direitos a serem reduzidos, os seus postos de trabalho em risco e um futuro incerto.

Melhores Filmes de Drama

Dou-lhe um 8/10, um filme duro, mas que retrata com realismo os tempos actuais, onde as empresas encontram na desculpa "da crise" para poderem pressionarem trabalhadores e sindicatos para reduzir direitos ou congelar salários e sobretudo criar um ambiente de medo entre os trabalhadores. O filme venceu vários prémios nos festivais internacionais e merece ser visto, um profundo retrato da sociedade trabalhadora da nossa era.

2 comentários:

  1. Eu gostei muito, teve uma cena que tive que "segurar" pra nao chorar.

    ResponderEliminar
  2. sabe de algum link que eu consiga baixá-lo gratuitamente e dublado?

    ResponderEliminar