10 de abril de 2010

Senhor Ibrahim (2003) - Relação Entre Pai e Filho

Trago hoje Monsieur Ibrahim et les fleurs du Coran (2003), um filme recomendado pelo meu amigo Unai, por uma ocasião especial, fui pai está semana no meu primeiro filho Iker, nasceu bem e a minha mulher também já está quase totalmente recuperada. Assim, hoje além de falar um pouco de este filme francês realizado por François Dupeyron e com Omar Sharif no principal, também queria falar da relação que existe entre pai e filho.

A historia do filme é a seguinte; um adolescente (Momo) de 16 anos é criado unicamente com o seu pai, com o qual tem continuas discussões e este está sempre a compara-lo com o seu irmão mais velho que Momo nunca chegou a conhecer e que segundo o seu pai foi viver com a sua mãe quando eles se separaram. Mono vive numa rua onde existem várias prostitutas, ele tenta poupar dinheiro para poder ter relações com elas e ao final elas lhe ganham carinho e ficam amigos, também na mesma rua há uma loja em que o dono é um velho muçulmano (Ibrahim) que aos poucos torna-se no melhor amigo de Mono e mais tarde no seu pai adoptivo.

O filme mostra os bons princípios e valores que Ibrahim tenta transmitir a Mono, mas sobretudo mostra que Ibrahim não sendo o seu verdadeiro pai, desempenha esse papel com bastante mais amor e carinho. Agora que me encontro perante o desafio de ser pai, espero conseguir transmitir também valores que para mim são importantes, para que o meu filho tenhas as bases para ser um bom cidadão. As vezes entra um pouco de medo criar alguém num mundo com tanta maldade, ganancia e injustiça, mas logo a seguir penso em todas as mil emoções que a vida pode dar e acredito que vale mesmo a pena viver, ou como diz Emir Kusturica "A vida é um milagre".

Ao filme dou-lhe um 7/10, o filme recebeu vários prémios sobretudo Omar Sharif pela sua interpretação. Aconselho a todos os pais a ver este filme, eu seguramente um dia quero ver-lo com o meu filho, como outros tantos filmes para que os dois possamos compartir a arte do cinema, quero ensinar-lhe o pouco que sei e aprender e evoluir com ele. Uma das coisas que mais me lembro nestes primeiros tempos de pai, foi aquilo que passaram os meus pais comigo e com a minha irmã e só espero que possa fazer o trabalho tão bem como eles.

Sem comentários:

Enviar um comentário