13 de fevereiro de 2013

O Impostor (2012) - Documentario

Embora fale pouco de documentario neste blog, este chamou-me a atenção. The Imposter (2012), documental britânico que venceu British Independent Film Awards, na sua categoria e foi aclamado pela critica. Foi dirigido por um quase desconhecido Bart Layton e conta uma historia real.

O documental leva-nos a 1994, em San Antonio (Texas), um garoto de 13 aos desaparece e tanto a sua mãe como irmã tentam obter alguma informação sobre o seu paradeiro. Três anos depois, a família recebe uma chamada desde Espanha a dizer que encontraram a Nicholas, o rapaz desaparecido. No entanto, não é Nicholas, mas sim Frederic Bourdin de 23 anos que irá fazer-se passar por Nicholas.

Dou um 7/10, bastante engraçado este documental e sobretudo muito bem contado pelo cineasta que nos vai dando as peças sem nunca mostrar todo o panorama nem dar a sua opinião. A historia agarra-nos desde o primeiro minuto e após a sua visualização ficamos algum tempo para digerir toda esta fantástica e louca historia. Certamente um dos documentarios mais interessantes desde ano.

1 comentário: