4 de abril de 2010

A Sombra do Caçador (1955) de Charles Laughton

The Night of the Hunter (1955) ou é português A Sombra do Caçador, era dos filmes ouvia falar pela influencia que teve em realizador comteporaneos, tais como David Lynch, Martin Scorsese, Jim Jarmusch, entre outros. O filme foi realizador por Charles Laughton que curiosamente foi o ultimo filme em que foi realizador, pois o filme na altura foi um desastre total em termos de bilheteira e criticas. A Sombra do Caçador contou com Robert Mitchum no principal papel.

A historia passa-se em 1930 no estado americano de Virgínia Ocidental, onde um pai de família (Ben Harper) decide roubar um banco, mas o assalto corre mal e ele acaba por matar um homem, nisto é perseguido pela policia mas ainda tem tempo de esconder o dinheiro que roubou e contar ao seu filho de cerca de 12 anos onde o escondeu. Quando chega à prisão comparte cela com o Reverendo Harry Powell (Robert Mitchum) um assassino em serie que tem tatuado nos dedos de cada mão as palavras "Hate" e "Love", este tenta que Ben lhe diga onde escondeu o dinheiro antes de ser condenado à morte, mas Ben guarda segredo e o reverendo após sair da prisão decide ir até à casa de Ben para conseguir saber onde está o dinheiro.

Após a sua má recepção inicial o filme ao longo dos anos ganhou o estatuto de filme de culto, e presentemente encontra em várias listas de melhores filmes de todos os tempos ou filmes mais influentes, sobretudo pela excelente interpretação de Robert Mitchum mas também por todo o ambiente que o realizador conseguiu criar. Laughton utiliza o preto e branco de modo a criar estranhas sombras e perspectivas distorcidas para que o espectador entre no mundo de sombras, onde se seja os pesadelos e medos das crianças e a personagem sinistra do reverendo.

Melhores Filmes de Drama

Dou-lhe um 5/10, ou seja, eu não achei o filme nada de especial, alias achei-o bastante infantil e até previsível, não digo que tecnicamente não esteja perfeito, os ângulos, todas as sombras utiliza e até a interpretação de Robert Mitchum, mas o argumento achei fraco sem grande emoção e demasiado prevesível, demasiado politicamente correcto. Na minha opinião está ultra valorizado.

3 comentários:

  1. Tienes razón, la peli tampocio es para echar cohetes, aunque el recurso de los tatuajes de love and hate en las manos es un puntazo y es lo que ha pasado a la historia. Por cierto, recurso "reciclado" por Spike Lee en "Do the right thing" donde los tatuajes se transforman en los anillos que lleva Radio Rahim en sus dedos.
    Espero que hayas empezado a crear un mounstruo cinefilo de tu hijo, ¿que opina de las peliculas de Bergman?
    saludos desde el fondo de la mina
    Ghetto Defendant

    ResponderEliminar
  2. Voy empezar a mostrarle primero las pelis alemanas de los años 20, Bergman quedara para cuando tenga 2 años.

    ResponderEliminar
  3. Si, yo creo que Fritz Lang estará muy bien para un niño recien nacido.
    Ghetto defendant

    ResponderEliminar