1 de abril de 2010

Lake Mungo (2008) E os Falsos Documentarios

Vi recentemente Lake Mungo (2008) e Fourth Kind (2009), dois filmes do género thriller/terror que são dois exemplos de como fazer falsos documentarios com pouco dinheiro, imitando estilos já conhecidos que deram bons lucros aos estúdios. Lake Mungo (2008) é um filme australiano realizado por Joel Anderson que utilizando vários tipos de camaras (desde profissionais aos típicos vídeos caseiros), e onde não há actores conhecidos.

A historia do filme não é muito diferente de outros filmes similares, uma rapariga de 16 anos, Alice Palmer, afoga-se num lago, nessa mesma noite após os serviços de resgate terem recuperado o seu corpo, o seu pai reconhece o corpo e nota se está desfigurado. Passado alguns dias a familia começa a sentir uma serie de experiências invulgares ao redor da sua casa, o mais estranho é que ao tirarem fotos em algumas saem Alice, o casal começa a assustar-se e a acreditar que talvez que Alice esteja viva, assim pedem ajuda a psiquiatras. Aos poucos seguindo varias pistas descobrem que Alice tinha uma vida dupla.

Sem duvidas que os falsos documentarios chegaram para ficar, uma forma de criar medo e suspense ao espectador que até agora tem dando bons resultados. Não precisamos de recuar muito para ver o exemplo de Actividade Paranormal (2008) que com um baixo orçamento teve um enorme êxito de bilheteiras. Contudo temos de recuar ate 1998 em The Last Brodcast onde se utilizou pela primeira vez este tipo de formato, seguido pelo conhecido Projecto Blair Witch de 1999. Mas Lake Mungo está muito atrás da originalidade de Blair Witch e da intensidade de Rec (2007).

Melhores Filmes de Terror

Dou-lhe um 6/10, não está mal, gostei sobretudo do desenrolar do argumento que ao principio parece mais uma historia banal mas dá voltas e torna-se curioso ver como é difícil prever o desenrolar do filme. Para quem é fã deste género vale a pena ver o filme, para que não acha grande piada a este estilo de cinema não perde grande coisa.

1 comentário: