8 de novembro de 2011

Le Souffle au Coeur (1971) - O Sopro no Coração

Há 40 anos atrás Louis Malle dirigiu um dos filmes mais polémicos de 1971 e também da sua carreira. Ele que teve duas fase uma francesa e outra já em Hollywood. Dirigiu filmes como Le Monde du silence (1956), Atlantic City (1980) ou Goodbye, Children (1987). Em Le Souffle au Coeur (1971) ele escreveu o argumento e disse que era uma espécie de auto-biografia.

A historia é sobre Laurent Chevalier, (Benoît Ferreux) um jovem de 14 anos que vive na década de 50 em Dijon, França. O seu pai é medico e tem uma atitude conservadora enquanto a sua mãe (Lea Massari) uma italiana que trata os seus filhos como se fosse uma irmã mais velha. Laurent por intermédio dos seus irmãos tem as suas primeiras experiências com alcool e sexo. Um dia é-lhe detectado um problema no coração e fica uma temporada numas termas com a sua mãe.

Melhores Filmes de 1971

Dou-lhe um 7/10 é um filme com um argumento bastante bom, a historia de uma criança que dá os seus primeiros passos na vida adulta e a sua obsessão pela sua mãe e ódio ao seu pai. A cena onde há incesto com a sua mãe é violenta mas L. Malle consegue transforma-lo em algo não tão duro de visualizar e digerir. O filme recebeu uma nomeação para um oscar para a categoria de melhor filme estrangeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário