25 de março de 2011

40 Anos de The French Connection (1971)

Houve algum filme na historia do cinema que ganhou o oscar para melhor filme com um final tão pessimista como o de The French Connection (1971)? Realizado por William Friedkin que fez também O Exorcista (1973). O filme foi baseado num livro policial baseado numa historia real. Gene Hackman foi actor principal.

A historia passe-se entre Marselha e Nova Iorque, onde um grupo de traficantes pretende passar droga entre as duas cidades. Nova Iorque é uma cidade corrupta, suja e violenta em que dois policias lutam para desmantelar uma rede de trafico e acabam por descobrir a operação que se passa em Marselha.

The French Connection ou em português Os Incorruptíveis contra a Droga, chegou numa altura em que aparecerem vários filmes com temas semelhantes como Bullitt (1968) ou Dirty Henry (1971), onde a policia lutava contra uma sociedade decadente, e todas elas têm perseguições espetaculares, em The French Connection (1971) há uma perseguição muito famosa, em que Gene Hackman, que faz de policia, persegue um criminoso que está dentro de um comboio.

Melhores Filmes de 1971

Dou-lhe um 7/10, é um filme histórico que merece a pena ver. O realizador filmou quase na perfeição as perseguições e o contraste entre as duas cidades, juntamos a isso o bom argumento, a fotografia, a montagem e a interpretação de Gene Hackman estamos perante um filme de culto, pena é (na minha opinião) todo o negativismo e dramatismo da parte final.

Sem comentários:

Enviar um comentário