23 de março de 2011

Restrepo (2010) - Documentario de Guerra

Sebastian Junger é um jornalista, escritor que decidiu realizar um documentario de guerra. Restrepo (2010) foi recebido bastante bem e ganhou o prémio de melhor documentario em Sundance e foi nomeado para um oscar.

A historia passa-se no Afeganistão, onde um batalhão norte americano é colocado numa zona remota do país, num local adverso às tropas americanas, onde a população local apoia e protege os talibãs. A zona é a mais perigosa do país e os combates são constantes, o local é propicio para a guerra de guerrilha com muitas montanhas e vegetação. Numa troca de tiro morre o soldado Juan Restrepo.

O documentario aborta vários temas interessantes relacionados com a guerra no Afeganistão. Os soldados americanos são na sua maioria muito jovens, provêem de lugares pequenos dos Estados Unidos e têm pouca formação. Vemos um Afeganistão profundo, onde parece que recuamos no tempo uns 300 anos, a população não vê com bons olhos os "invasores".

Dou-lhe um 7/10, é um retrato da guerra. Não há muitos momentos onde os soldados entram em acção e aqueles que há as imagens são fracas. Contudo podemos ver muitas imagens da camaradagem entre os soldados. As reuniões entre a população local e os oficiais é um bom exemplo das grandes diferenças que há entre americanos e afegãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário