21 de outubro de 2011

Tabu (1931) Filme de F.W. Murnau

F.W. Murnau é seguramente um dos melhores cineastas do cinema mudo, foi o autor de Nosferatu, o Vampiro (1922), e Tabu (1931) foi o seu ultimo trabalho. Antes de estrear em cinema morreu num acidente de viação. Assim não pôde assistir ao grande sucesso do filme e sobretudo à grande influencia que teve este trabalho na industria americana, pois este foi o 1º filme que não foi produzido pelos grandes estúdios cinematográficos.

A historia passa-se nas ilhas da Polinésia e está dividida em dois capítulos, o primeiro tem o titulo de Paraíso e acompanha o amor de dois jovens nativos de Bora-Bora que vivem alegremente na ilha até ao dia em que o casal é separado porque ela é a escolhida para substituta de ser virgem sagrada dos deuses. O 2º capitulo chama-se O Paraíso Perdido e aqui vemos a fuga do casal para um lugar mais civilizado.

Melhores Filmes de 1931

Dou-lhe um 7/10, é um filme bastante interessante. O casal quando pensa que está a salvo de superstições antigas depara-se com um mundo egoísta onde o mais importante é o dinheiro. O filme está muito bem filmado e só utilizou atores não profissionais. Um dos filmes mais importantes da historia do cinema e uma critica aberta de F. W. Murnau aos estúdios americanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário