30 de março de 2011

Filmes de Culto - City Lights (1931)

Faz este ano o seu 80º aniversário, Luzes da Cidade (1931) o ultimo filme mudo do grande Charlie Chaplin. Em 1931 o "cinema falado" estava em grande crescimento, mas Chaplin preferiu que este filme fosse mudo, apesar das advertências de que o filme mudo tinha chegado ao fim, ainda assim o filme foi um sucesso. Além de Chaplin o elenco contou com Virginia Cherrill e Harry Myers.

O enredo é sobre "o vagabundo" que vagueia pelas ruas da cidade sem dinheiro e sem casa. Um dia conhece uma jovem florista cega e apaixona-se. Ela confunde-o por um milionário e para não desapontar-la ele finge ter muito dinheiro. Mais tarde ele salva um milionário bêbado de suicidar-se e ficam grandes amigos, mas só quando o milionário esta bêbado porque quando esta sóbrio já não se lembra do vagabundo.

Quando falamos de cinema mudo um dos nomes que primeiro vem à cabeça é Charlie Chaplin, ainda mais se falamos de cinema mudo e cómico, neste campo ele foi de longe o melhor. Chaplin na altura disse que o cinema falado não trazia benefícios para o cinema e que ele continuaria a fazer cinema mudo, mas a verdade é que este foi mesmo o seu ultimo filme sem vozes.

Melhores Filmes de 1931

Dou-lhe um 8/10 é sem duvida um dos melhores filmes cómicos da historia do cinema. É bastante difícil fazer bom humor e ainda mais difícil se não temos diálogos, mas Chaplin era um génio e em City Lights (1931) são tantas as cenas cómicas que ficaram para a historia. Ainda hoje 80 anos depois resulta ser um filme obrigatório para qualquer amante da 7ª arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário