29 de junho de 2010

Green Zone: Combate pela Verdade (2010)

Sou fã do realizador Paul Greengrass, que é sem duvida um tipo polivalente tanto pode fazer falsos documentarios como United 93 (2006) ou Domingo Sangrento (2002), como fazer filmes de acção como fez com Matt Damon na Saga Jason Bourne. Mais uma fez os dois juntaram-se num filme de acção agora para fazer Green Zone (2010).

A historia passa-se no Iraque, após a invasão, o exercito procura pelas "famosas" armas de destruição massiva, em especial o oficial Roy Miller (Matt Damon) que começa a suspeitar que as fontes que divulgaram a localização das fontes mentiram, pois após analisar vários sítios não encontra nada mais que sucata. Roy começa a quer saber a verdade, a fazer muitas perguntas e conhece um agente do CIA e uma jornalista que o ajudam na sua busca da verdade.

O filme tem pormenores engraçados, parece mesmo que estamos no Iraque, excelente fotografia, boas cenas de acção, utilização exacta dos diferentes idiomas. Além disso há uma boa intriga, mais que um filme de acção é um bom thriller. Contudo o filme tenta obviamente chegar a um publico jovem, é um filme demasiado comercial. Há que o tivesse comparado com The Hurt Locker (2009) mas Green Zone é claramente mais fraco. Em geral o filme obteve más criticas, e passou por pouco os 100 milhões de dólares de orçamento.


Dou-lhe 6/10, embora tenha gostado do filme sobretudo pela sua mensagem politica, que dá uma forte "porrada" à administração Bush e aos Estados Unidos. Há que dizer que o filme fica bem abaixo da Saga Bourne, é demasiado previsível. Veremos se termina aqui a dupla Greengrass-Damon ou ainda há fôlego para mais.


Sem comentários:

Enviar um comentário