29 de junho de 2009

Bloody Sunday - Domingo Sangrento

Há uns tempos atrás fiquei fascinado por um trabalho do realizador Paul Greengrass, United 93 de 2006, este filme era uma espécie de filme-documental baseado nos atentados terroristas ocorridos nos Estados Unidos no dia 11 de Setembro de 2001 e mostra o drama vivido pelos passageiros do vôo 93 da United Airlines. A partir daí pesquisei sobre a sua filmografia e achei que Bloody Sunday 2002 ou Domingo Sangrento poderia também ser um filme que merecesse a pena ver visto, e estava certo.

A historia é a seguinte, no dia 30 de Janeiro de 1972, na cidade de Derry, na Irlanda do Norte, foi realizada uma manifestação pelos direitos civis. Essa manifestação tinha sido proibida pelo governo britânico, ainda sim, os manifestantes alegaram tratar-se de uma manifestação pacifica e realizaram a marcha, no meio da mesma há um grupo que se separa e começa a atirar pedras aos soldados e estes respondem de uma forma muito violenta.

O filme está filmado de forma documental, começado deste um princípio a mostrar os dois lados, de um está o exercito britânico preparando-se para restringir ao máximo a manifestação e por outro lado os organizadores da mesma que tentam que seja uma marcha pacifica. O filme tenta ser o mais imparcial possível, não fazendo de todos os manifestantes pobres vitimas nem de todos os soldados mercenarios sem escrupulos. Tem pormenores muito interessantes como a utilização da camara de mão nas cenas onde os soldados atiram sobre as pessoas, parecendo que estamos dentro do conflito.

Melhores Filmes Históricos

A única critica negativa que faço ao filme é na parte final, nas consequências do "massacre" o realizador conta que os soldados foram ilibados e os seus superiores condecorados pela rainha, o que é verdade mas também é necessário lembrar que nos dias seguintes produziram-se graves incidentes em todo o mundo em protesto pelo ocorrido: a embaixada britânica em Dublin foi incendiada, em Belfast produziram-se atentados com bomba. Houve Manifestações em várias cidades europeias. Incluso em Nova York registraram-se ameaças aos estabelecimentos comerciais britânicos, com distúrbios em frente ao Consulado de Boston. O IRA aumentou significativamente os seus apoiantes e militantes. O ministro do interior foi agredido por uma manifestante, a assembleia da Irlanda do Norte foi suspensa e os funerais das vitimas foram assistidos por mais de 15 mil pessoas.

Ainda assim dou ao filme um 9/10, um filme a não perder, aqui deixo o trailer.

Sem comentários:

Enviar um comentário