28 de junho de 2009

Mongol (2007) Filme de Sergei Bodrov

Para quem tem vontade de ver um filme sobre a construção do império de terras continuas mais extenso de todos os tempos e o seu líder Genghis Hhan tem de ver Mongol de 2007.

Genghis Khan é possivelmente um dos nomes mais conhecidos da historia da humanidade. Como tal, o relato do conquistador que uniu Mongólia já tinha sido levado ao grande ecrã em diferentes ocasiões. Actores como John Wayne em O Conquistador da Mongólia (Dick Powell, 1956) ou Omar Shariff en Genghis Khan (Henry Levin, 1965) foram os intérpretes de essas grandes produções. Contudo, nunca se tinha conseguido uma aproximação tão similar do personagem como a que realiza Sergei Bodrov com Mongol.

O filme relata os dramáticos e angustiosos primeiros anos do governante nascido baixo o nome de Temudgin em 1162, proclamado anos más tarde Genghis Khan: o conquistador que uniu Mongólia. A medida que acompanha a Temudgin desde a sua perigosa infância, a morte do seu pai envenenado, a sucessão, até à batalha que vá a selar o seu destino, o filme desenha um retrato multi-dimensional do futuro colonizador e revela-o como um líder influente, intrépido y visionário. Mongol mostra-nos a força de um homem extraordinario e o sua relação com a sua mulher Borte, o amor de toda a sua vida e a mais leal conselheira.

Melhores Filmes Biográficos

O filme mostra as belíssimas paisagens de Mongolia, com uma excelente banda sonora e boas interpretações dos actores, o único senão é a historia de amor entre temudgin e a sua mulher, está muita ocidentalizada, mas claro todos os filmes deste género têm de ter uma historia assim para vender mais. Dou um 8/10 ao filme. Um ultimo pormenor é que parece que haverá mais uma ou duas sequelas deste filme, enquanto este foi a ascensão do líder, o próximo será a expansão do império e poderá estrear la para finais 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário