30 de dezembro de 2009

The Hurt Locker (2009) - Estado de Guerra

Vi recentemente este filme que se prevê que seja um dos candidatos a varias estatuetas para os oscars 2010. The Hurt Locker realizado por Kathryn Bigelow, teve o nome no Brasil de Guerra ao Terror e em Portugal de Estado de Guerra, é um filme de guerra que até agora teve boas criticas.

A historia passa-se na guerra do Iraque onde relata o dia a dia de um grupo de soldados que trabalha em desmantelar bombas. Esta equipa é composta por três soldados, um deles é o que tem o trabalho mais duro, desmantelar as bomba e necessita como é óbvio de muito sangre frio e liderança. O filme relata a realidade do exercito no Iraque o clima de insegurança aí existente, mas sobretudo acompanha a coragem e até loucura do sargento William James que arrisca todos os dias a sua vida.

O filme está muito bem feito, não é o habitual num filme sobre a guerra, abordar um tema que habitualmente é esquecido, o risco que enfrenta uma equipa que desarma bombas. Ao longo do filme vemos a forma inteligente como a realizadora aumenta o suspense e a adrenalina no filme, não caindo no erro de abordar sobre o porquê da guerra ou mostrar imagens excessivamente violentas. Há que realçar também o carisma do personagem principal que é o típico anti-herói.

Melhores Filmes de Acção

Dou-lhe um 9/10 e é até hoje o melhor filme de guerra sobre o Iraque, o curioso é que é realizado por uma mulher. O filme já recebeu vários prémios este ano nos festivais em que participou. Interessante também é saber que o sendo o filme teve um baixo orçamento, que teve dificuldades em conseguir um distribuidor nos Estados Unidos, contudo hoje já quase duplicou os 11 milhões de dólares do orçamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário