28 de dezembro de 2009

Divórcio à Italiana (1961)

Divorzio all'italiana, ou Divorcio à Italiana em português de 1961, é um filme italiano de Pietro Germi com Marcello Mastroianni no principal papel e tenho desde já de dizer que fiquei muito surpreendido com a qualidade desta comédia com um toque de humor negro.

A historia passa-se em Sicília onde o barão Fefé Cefalú (Mastroianni) vive num palácio decadente com toda a sua família e é casado com Rosaliá, uma mulher bastante feia e ciumenta. Após de vários anos de casamento o barão se sente cansado do seu matrimonio e apaixona-se pela sua prima Ângela, uma jovem de 16 anos bastante bonita. Como o divorcio na Itália dos anos 60 estava proibido, o barão inicia um plano para matar a sua mulher.

A interpretação de Mercello Mastroianni é fantastica, a sua personagem de barão Fefé é cheia de tiques, com o cabelo sempre cheio de gel e com um bigode fino, parece mesmo um autentico chulo. Em nenhum momento o filme é aborrecido, pelo contrário está cheio de situações divertidas requintado com um humor negro genial. As restantes personagens também estão muito bem interpretadas e ficam muito bem no quadro da Sicília dos anos 60, que está um pouco exagerada.

Melhores Filmes de Comédia

Dou-lhe um 8/10 e é sem duvida uma comédia a não perder, vou incluir-la na minha lista de melhores filmes de comédia. O filme foi nomeado a três oscars e ganhou para o de melhor argumento original, venceu também no festival de Cannes para o melhor filme de comédia.

Sem comentários:

Enviar um comentário