1 de agosto de 2009

A Saga Jason Bourne

Sempre tinha olhado para a saga Bourne como uma espécie filmes parecidos ao agente 007, com algumas caracteristicas diferentes mas na mesma onda, até ao dia em que me apetecia ver um filme de acção e decidi ver The Bourne Identity, de 2002 e devo confessar que achei um bom filme de acção e aos poucos fiquei fã da saga de Jason Bourne.

Para quem não sabe do que estou a falar aqui descrevo um pouco sobre a saga, a primeira parte é como eu disse The Bourne identity (Identidade Desconhecida em Portugal e A Identidade Bourne no Brasil), de 2002, realizado por Doug Liaman sobre o livro de Robert Ludlum conta a historia de homem que é encontrado a flutuar no Mediterraneo, sofre de amnésia e só mais tarde descobre que é Jason Bourne procurado pelo CIA para o abater, enquanto tenta descobrir quem é, conhece Marie por quem se apaixona.

O segundo filme é The Bourne Supremacy (Supremacia em Portugal e A Supremacia Bourne no Brasil), de 2004, aqui Jason Bourne está na India com a sua namorada Marie, tentando levar uma vida calma, quando é descoberto por um assasino que o tenta matar e acabam por matar a sua namorada, Bourne parte então para vingar a morte da sua amada e saber do porquê que o querem morto. Este filme foi realizado por Paul Greengrass (realizou filmes como United 93 ou Domingo Sangrento).

O terceiro filme é The Bourne Ultimatum (Ultimato em Portugal e O Ultimato Bourne no Brasil), aqui Bourne tenta proteger um jornalista que está a beira de publicar toda a historia de corrupção que envolve o CIA, as coisas correm mal e Bourne é perseguido pela agência e tenta ao mesmo tento saber toda a verdade. Este filme foi novamente realizado por Paul Greengass e foi o único a ser nomeado para os oscars para as categorias de edição de imagem e som.

Melhores Filmes de Acção

Para quem não gosta de filmes de acção ou acha que todos estes filmes são todos iguais com muita violência e tiros então é melhor não ver, mas se tal como eu gosta de um filme de acção com argumento então há que seguir esta saga. Obviamente que existem exageros que só mesmo em cinema acontecem, as perseguições de carro entre Bourne a polícia estão à mais. Mas o que me faz gostar mais de Bourne do que do famoso 007, é que Bourne é mais humano, é um tipo que foi treinado para matar e que agora tenta sobreviver, ao contrario de 007 que luta para salvar o mundo e encontra sempre uma Bond Girl e nunca se suja nem se despenteia.

O terceiro filme desta saga é na minha humilde opinião o melhor, são duas horas de autentica adrenalina, o filme de uma cidade para outra com muita acção mas sem exageros e ao final ficamos com a sensação que queremos mais, que o Bourne nao poderá ficar por aqui e a verdade é que vai haver um novo episódio. Bourne 4 já tem argumento e as rodagens irão realizar-se entre finais deste ano e 2010. Irei dar mais informações assim que saiba.

Sem comentários:

Enviar um comentário