28 de julho de 2009

Cerejeiras em Flor – O Filme

Filme Alemão de 2008, com o nome original de Kirschblüten - Hanami, foi realizado pela realizadora Doris Dörrie, é um filme europeu bastante interessante, que reflecte a sociedade moderna, sobretudo alemã e sobre as diferenças entre o ocidente e o oriente.

O filme conta a historia de um casal com uns 65 anos, que está casado há muitos anos em que o homem está a beira da reforma e é uma pessoa conservadora com horários rígidos e que não lhe gosta das novidades, tem uma doença mortal mas não sabe, pois a sua mulher não lhe quer contar. Ela é muito diferente dele, é muito humilde e sonhadora que adora viajar e a cultura japonesa.

Os dois vivem em Baviera e decidem fazer uma visita surpresa aos seus filhos que vivem em Berlim, e aqui vem a primeira critica da realizadora, os filhos recebem os pais de um modo frio e distante esperando que eles partam para Baviera o mais cedo possível.

O filme é lento e tem duas horas o que chega a ser por vezes cansativo, uma das partes mais engraçadas e bonitas é quando o homem parte sozinho para o Japão (pois tem aí um filho) e conhece uma jovem japonesa que ajuda-o a compreender as diferenças entre as duas culturas.

Melhores Filmes de Drama

O filme critica a forma fria e quadricular de como os alemães se comportam e como os filhos são egoístas e não querem receber os pais. Dou-lhe um 7/10, vale a ver embora seja muito lento.

Sem comentários:

Enviar um comentário