1 de dezembro de 2009

Celda 211 - Filme Espanhol de 2009

Estreou no mês de Novembro nas salas de Espanha, o filme Celda 211, filme do realizador espanhol Daniel Monzón. Decidi ir vê-lo ao cinema pois tinha gostado do trailer, e devo dizer que os seis euros que paguei foram muito bem empregues.

A historia passa-se numa prisão em Zamora, onde um grupo de presos decide criar um motim pelas más condições que se vivem na prisão. Apanhado no meio do motim está Juan, um novo guarda prisional que está no seu primeiro dia de trabalho. Ele fica encurralado na cela 211 e tenta passar por preso para não ser torturado e assassinado.

O filme teve um baixo orçamento, a quase totalidade das filmagens são dentro da prisão, mas tem um excelente argumento, filmado com intensidade e transmitindo adrenalina aos espectadores, é possivelmente o melhor filme de acção/thriller que vi este ano. O actor Luis Tosar está magnifico com o desempenho de líder dos presos.

Melhores filmes de Acção

Agora há que esperar e saber se irá ter datas para estrear em Portugal ou no Brasil, ou irá directamente para o vídeo clube. Vejamos como se irá comportar este filme nos vários festivais que se avizinham, para começar ficaram de fora nos prémios de Cinema Europeu de 2009, esperamos pelos Goya e Oscars.

Dou-lhe um 8/10 e aconselho a procurar alguma sala onde se projectará este filme, eu ficarei atento a sua saída em dvd para por aqui. Após Àgora de Amenábar aqui está outro grande filme de outro cineasta espanhol, podemos confirmar que o cinema espanhol está bem e aconselha-se. Aqui deixo o trailer.

Sem comentários:

Enviar um comentário