26 de outubro de 2009

Ágora de Alejandro Amenábar

Estreou este mês de Outubro em Espanha o novo filme do realizador Pedro Amenábar, Ágora. Como presentemente estou a viver em San Sebastian aproveitei para ir ao cinema e ver este tão esperado filme.

Amenábar é um dos novos realizadores talentosos, que realizou a sua primeira longa metragem em 1996 com Tesis, filme de suspense que recebeu boas criticas e boa bilheteira em Espanha, um ano mais tarde realiza Abre los Ojos que além do sucesso abre-lhe as portas para os estúdios nos Estados Unidos que o contratam para escrever um remake deste filme, com o nome agora de Vanilla Sky e realizado por Cameron Crowe. Em 2001 volta a realizar o mega sucesso The Others. E em 2004 ganha o Oscar para melhor filme estrangeiro com Mar Adentro.

Neste novo filme o realizador conta com um orçamento de 50 milhões de euros para contar uma historia em que esteve a trabalhar durante os últimos 3 anos, pesquisando tudo sobre Hipatia de Alejandría, interpretada por Rachel Weisz, uma mulher pagã que era cientista e filosofa que viveu numa época de tumultos religiosos no final do século IV, onde o cristianismo ganhava força e perseguiam aos pagãos, estes ou se convertiam à religião cristã ou eram mortos.

Melhores Filmes Históricos

A fotografia e o cenário criado estão impressionantes, há que ir ao cinema e desfrutar da excelente representação da época que Amenábar consegue fazer. O filme está muito bem feito, nenhum pormenor foi descuidado é sem duvida um dos filmes do ano, para mim até agora o melhor deste ano. Um filme que seguro irá trazer alguma polémica por tocar num tema da religião. Dou-lhe um 8/10 e só não lhe dou mais porque embora Rachel Weisz esteja muito bem não me chegou a "agarrar" por completo a sua personagem.

2 comentários:

  1. Finalmente consegui ver o filme e tb gostei. O cenário é impressionante, sempre imaginei que Alexandria seria uma cidade muito bela e sem dúvida o filme etrta isso.
    Depois fiquei surpreendida por tudo, pela personagem de Hipátia, mulher espantosa para a época, e pelas lutas entre os cristão, pagãos e judeus. Sempre pensei que quem tivesse queimado a biblioteca de Alexandria tivesse sido Alexandre o Grande e o filme dá-nos outra versão, nada abonatória para os católicos.
    Gostei da reprsentação doas actores, concordo que a Rachel weiz não tem a mesma chama do "Fiel Jardineiro". Gostei especialmente da cena em que o Bispo tenta fazer com que o Perfeito se ajoelhe aos pés das escrituras e renuncie a Hipátia e ele não consegue.
    Sílvia

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelos teus comentarios, o blog fica mais rico com a tua presença.
    Este filme é sem duvida grandioso, digno de se ver no grande ecrã. Além disso da-nos uma outra versão da historia, mas o que mais gostei foi a caracterização da cidade e epoca.
    pena que o filme tenha passado ao lado dos principais festival e premios.

    ResponderEliminar