7 de janeiro de 2010

O Sítio das Coisas Selvagens (2009)

Where the Wild Things Are (2009) é um filme que estreou este mês nos cinemas no Brasil com o nome de Onde Vivem os Monstros e em Portugal como O Sítio das Coisas Selvagens. O filme foi dirigido por Spike Jonze e é baseado no livro infantil com o mesmo nome de Maurice Sendak. O escritor que até hoje não tinha permitido a adaptação ao cinema e só após ter lido o guião escrito por Spike Jonze e Dave Eggers deu o seu "sim".

A historia é sobre Max, uma criança de 11 anos que brinca sozinho e utiliza a sua imaginação para criar amigos e aventuras. Tem uma irmã adolescente que já não quer brincar com ele, e vive também com a sua mãe que está divorciada e tem um namorado que Max não gosta. Um dia Max discute com a sua mãe e foge de casa. Aí Max encontra um pequeno barco e viaja até uma ilha onde há um grupo de seis grandes criaturas. Ao principio estes olham para ele desconfiados e tentam comer-lo, mas consegue convencer-los que é um grande rei com muitos poderes. Aí Max vive momentos de alegria e tristeza com os seus novos amigos.

Eu lembro-me de ter também uns 11 anos e ver na biblioteca na minha escola este livro, gostei bastante da historia e sempre pensei que nunca se poderia adaptar ao cinema. Estava errado, o filme é excelente. Além da boa adaptação ao cinema o actor que faz de Max está muito bem no papel assim como a caracterização das criaturas selvagens. A banda sonora também está perfeita e está nomeada para os Grammy's deste ano nessa categoria.

Melhores Filmes de Drama

Dou-lhe um 9/10, gostei muito, em primeiro há que colocar-se na imaginação da criança e saber interpretar as personagens que ele inventa. É sem duvida um filme com uma grande vertente psicológica, que certamente o próprio Freud iria adorar. Não sei se é pelo facto de ir a ser pai proximamente mas o filme tocou-me emocionalmente é um excelente guia para ajudar os pais nessa árdua tarefa de educar. Um filme a não perder, um dos melhores filmes de 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário