9 de janeiro de 2010

Filmes de Culto - O Império Contra-Ataca (1980)

Em 1980 sai para as salas de cinema Star Wars V - The Empire Strikes Back, ou em português O Império Contra-Ataca e para comemorar o seu 30º aniversário hoje irei falar um pouco sobre este clássico do cinema de ficção cientifica. Foi o 2ª filme da saga Guerra das Estrelas a ser estreada nos cinemas e a 5ª em termos cronológicos internos. Criada por George Lucas e realizada por Irvin Kershner.

Em neste episódio a historia desenrola-se três anos depois da destruição da Estrela da Morte, onde as tropas rebeldes ao império são perseguidos por Darth Veder e o seu mestre. O exercito do império tem conhecimento da localização dos rebeldes e produz um ataque surpresa, os lideres da resistência separam-se, Luke Skywalker vai ao encontro do mais poderoso jedi Yoda para terminar o seu treino, enquanto os restantes são capturados por Darth Veder. Ao saber que os seus amigos foram capturados Luke decide enfrentar o vilão Darth Veder.

O filme é hoje considerado pela critica como o melhor de toda a saga, foi também um êxito nas bilheteiras, sendo até hoje um dos filmes com maior encaixe financeiro. A luta entre Darth Veder e Luke Skywalker é mítica e é uma das imagens mais copiadas e recordadas do cinema. Os efeitos especiais foram inovadores para a época e a sua banda sonora ficou famosa ganhando vários prémios em especial a Marcha Imperial para Darth Veder, ele que é hoje considerando como um dos melhores vilões de todos os tempos.

Melhores Filmes de Ficção Cientifica

Eu tenho de dizer que sou fã da saga das Guerra das Estrelas e considero este filme o ponto mais alto e belo de toda a saga e é dos poucos filmes que dou um 10/10. Todo o filme é repleto de intensidade e suspense e com uma grandiosidade de imagem e som que merece sem duvida o titulo de obra prima do cinema e filme de culto.

Sem comentários:

Enviar um comentário