13 de janeiro de 2010

Precious (2009) - Filme de Lee Daniels

Temos sempre de esperar por esta altura do ano para poder ver os melhores filmes do ano, ou pelo menos, aqueles que prometem ganhar os principais prémios cinematograficos. Precious: Based on the Novel "Push" by Sapphire de 2009 é um dos filme que se fala para vencer os oscars 2010. Realizado por Lee Daniels já venceu no festival de Sundance (festival de cinema independente) e foi aplaudida de pé durante 15 minutos no festival de Cannes 2009.

A historia é sobre uma rapariga negra, analfabeta e obesa de 16 anos Claireece Precious Jones que vive num bairro problematico de Nova Iorque com a sua mãe. Precious está gravida do seu segundo filho, consequência de frequentes abusos sexuais do seu pai. Precious é também vitima da sua mãe que lhe explora, humilha e bate-lhe. No entanto ela tem a oportunidade de mudar o rumo da sua vida ao entrar numa escola alternativa. Aí ela vai receber o apoio e a atenção que necessitava para ter educação e poder cuidar dos seus filhos.

Embora o filme seja um drama não deixa de ter algumas situações de comédia, o que torna o filme menos duro de visualizar. As interpretações das actrizes Gabourey Sidibe (Precious) e Mo'Nique (Mãe) são excelentes, sobretudo da mãe de Precious que consegue transmitir um egoísmo e solidão impressionante. Como curiosidade os cantores Mariah Carey e Lenny Kravitz entram em pequenos papeis neste filme.

Melhores Filmes de Drama

Dou-lhe um 8/10 e é certamente um dos melhores filmes de 2009. Após ver o filme é fácil de perceber o porquê que o filme ganhou tantos prémios. É comovedor a força e determinação de Precious, que mesmo não tendo nada não deixa de sonhar e de ser uma inspiração para todos nós. O filme que teve um orçamento de 10 milhões de dólares obteve até a presente data mais de 40 milhões.

Sem comentários:

Enviar um comentário