29 de maio de 2009

Festival de Cannes 2009

Aí está terminou mais uma edição do principal festival de cinema europeu, este ano com menos glamour, com queijas dos paparazzi pela falta das grandes estrelas do cinema de Hollywood e das festas luxuosas, é a crise meus amigos. Aqui falo um pouco do que se passou.

O grande vencedor da palma de ouro foi Das Weisse Band (O laço branco), filme do realizador austriaco Michael Haneke (Funny Games), o filme é a preto e branco e ambientado na Alemanha Nazi. Este filme irá estrear na Europa só para o final deste ano.

O grande prémio do jurado (é como se fosse uma medalha de prata) foi para Un Prophète, filme francês que conta a historia de um jovem árabe que vai parar à prisão. Estreia em Agosto em França.

Para melhor actor o prémio foi atribuído a Cristoph Waltz pela sua interpretação em Inglorious Basterds, filme de Tarantino (já comentado neste blog) que fala sobre um grupo de criminosos que vai ter de ir lutar para a II guerra mundial. Terá a sua estreia a Setembro na Peninsula Ibérica.

Melhor interpretação feminina foi para Charlotte Gainsbourg, no polémico filme de Lars Von Trier O Anticristo onde contracena com Willem Dafoe num filme de terror/drama. Terá estreia em Julho ou Agosto.

Dois outros filmes que estiveram na competição e que de certeza merecem ser vistos foram Taking Woodstock de Ang Lee (Brokeback Moutain) e Looking for Eric de Ken Loach, este ultimo com a interpretação do antigo jogador do Machester United Eric Cantona foi um dos mais aplaudidos pelo público. Com estreia só para o final do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário