12 de fevereiro de 2010

O Laço Branco (2009) Filme de Michael Haneke

Das weiße Band (2009) com o nome em Portugal de O Laço Branco e no Brasil de A Fita Branca, é realizado pelo Austriaco Michael Haneke que fez filmes como A Pianista (2001), Funny Games (1997) ou Caché (2005). Haneke é um dos realizadores mais respeitados na Europa e O Laço Branco foi aguardado com muita expectativa e teve excelentes criticas, ganhando o prémio para melhor filme no festival de Cannes 2009, pela Academia Europeia de Cinema e também nos Globos de Ouro, estando nomeado para melhor filme estrangeiro pelos Oscars.

O enredo passa-se numa pequena vila protestante da Alemanha um pouco antes da I Guerra Mundial, a historia é nos contada por um narrador que viveu na aldeia, o professor primário que pelo tom da voz nota-se que está já idoso. No desenrolar do filme vão acontecendo situações estranhas, mortes, torturas e vandalismo. Embora ninguém saiba quem provoca estas acções, o professor começa a suspeitar do comportamento das crianças. Estas que vivem numa aldeia em que os habitantes têm um temperamento frio, com uma falsa moralidade, opressão e cinismo.

Nas palavras de Haneke "o filme mostra a origem de todo o tipo de terrorismo, seja ele de natureza politica ou religiosa". Sem duvida que filme mostra bem o surgimento e a criação do mal, numa sociedade em que os adultos tem os seus princípios morais corrompidos e como isso afecta às novas gerações, que não conseguem distinguir entre o bem e o mal, mas que sobretudo sentem uma falta de afecto. O realizador teve a opção arrojada e acertada do lançar o filme em preto e branco.

Melhores Filmes de Drama

Dou-lhe um 7/10, embora não seja grande fã do realizador, este é sem duvida o seu melhor filme. Contudo tinhas as expectativas muito altas e esperava mais do filme. Os 144 minutos de duração são excessivos, e existem historias paralelas que me parecem desenquadradas com o objectivo do filme. Ainda assim é uma lição em termos históricos, sociais e psicológicos de como o ambiente social afecta o em grande medida o comportamento do ser humano.

1 comentário: