10 de fevereiro de 2010

A Estrada (2009) - The Road

Gosto do género de filmes apocalípticos, do estilo de Mad Max (1979), quando o ser humano tem de enfrentar uma nova realidade e tem buscar o seu lado mais primitivo e selvagem para sobreviver. A Estrada (2009) é um desses filmes, realizado por John Hillcoat baseado no livro com o mesmo nome de Cormac McCarthy e conta com Viggo Mortensen no principal papel e tem ainda a participação de nomes como Robert Duvall, Guy Pearce e Charlize Theron.

A historia é sobre um pai e um filho que lutam para sobreviver após uma catástrofe que destruiu a civilização, matando toda a flora e fauna. A população humana que resiste procura desesperadamente alguma comida e vê no canibalismo a única solução. Pai e filho viagem em direcção ao sul na esperança de que aí estará mais calor, durante o caminho tentam encontrar abrigo, comida e combustível e evitar os bandos de canibais. Tentam também manter os princípios de bom senso, humanismo e moralidade. No decorrer do filme há flashback's de lembranças que o pai tem quando a civilização ainda existia e conta esses episódios ao seu filho que já cresceu numa sociedade sem regras nem lei.

No filme Viggo Mortensen faz de narrador dos seus pensamentos e da situação actual da civilização, mas nunca chega a contar que tipo de catástrofe houve para que o planeta Terra pára-se que produzir a sua cadeia alimentar. O filme dá-nos uma imagem da humanidade bastante negativa, sem escrúpulos e sem princípios e faz-nos pensar a que ponto poderia chegar a nossa sociedade se um dia a Terra morre. É duro mas não deixa de ser realista. Mais uma vez Viggo Mortensen interpreta na perfeição o papel de pai protector, confirmando-se que o actor sabe escolher os argumentos que lhe chegam as mãos.

Melhores Filmes de Ficçao Cientifica

Dou-lhe um 7/10, gostei bastante do filme, para quem gosta deste tipo de argumento, aconselho que seja também Pandemia (2009) que retrata também o final de civilização. O único ponto negativo que vejo no filme é o papel e interpretação do filho, um miúdo que já nasceu numa sociedade cheia de terror e ainda se assusta sempre que vê uma pessoa morta.

Sem comentários:

Enviar um comentário