8 de fevereiro de 2010

Torrente o Braço Tonto da Lei

Desde que cheguei a Espanha ouvi falar sobre a saga cómica Torrente, composta por três filmes que foram grandes êxitos de bilheteira em Espanha, embora o filme não foi do agrado de alguma critica, José Luis Torrente faz hoje parte do imaginário popular espanhol contemporâneo. O filme é realizado por Santiago Segura que interpreta também o papel principal. A saga é composta por três filmes; Torrente, o braço Tonto da Lei (1998), Torrente 2, Missão em Marbelha (2001) e Torrente 3, O Protector (2005).

A historia conta as aventuras de José Luis Torrente, um ex-policia machista, racista, fascista, fã do ditador Franco, frequentador de prostitutas, alcoólico (sobretudo whisky), consome um pouco de droga tomada com precaução segundo ele, e é grande aficionado do Atlético de Madrid. Torrente faz biscates como detective privado, não se importando em nada com os seus clientes, estando sempre à espera de poder tirar proveito próprio em cada caso. É um tipo muito egoísta que tenta aproveitar-se de todos incluído amigos e família.

Os filmes estão repletos de humor negro, Torrente goza com tudo e todos. Ele é o típico anti-herói que está sempre acompanhado com personagens estranhas e maniaticas. O sucesso desta personagem passou fronteiras e Oliver Stone tentou por varias vezes chegar a acordo com José Luis Segura para fazer um remake nos Estados Unidos. Torrente se poderia adaptar a qualquer país, para isso basta exagerar na personagem de um ex-policia obeso, com 50 anos muito egoísta.

Melhores Filmes de Comédia

Até agora só vi os dois primeiros filmes, e tenho que dizer que fiquei fã de José Luis Torrente, ao primeiro filme Torrente, o braço Tonto da Lei (1998) dou-lhe um 7/10, ao segundo Torrente 2, Missão em Marbelha (2001) merece sem duvidas um 8/10. Recomendo para quem gosta de humor negro que não perca esta magnifica saga.

Aqui deixo algumas das famosas frases de Torrente:

- "Quando estava na legião, na Africa Korps enfrentava-me aos mouros, que são como os franceses mas em sujos";
- "Foi uma das melhores quecas da minha vida, e sem pagar";
-"Bora bater umas punhetas? mas sem paneleirices";
-"Há dois tipos de homens: Os que lavam as mãos antes de mijar e os que lavam depois. Eu lavo antes. Porque? Repara, porque a minha pila é sagrada, há que idolatrar-la. É o centro do universo mundial, a mangueira da alegria, tu deverias fazer o mesmo.";
- "Gostas de crianças? Queres que te faça uma?".

Sem comentários:

Enviar um comentário