6 de fevereiro de 2010

Avatar (2009) de James Cameron

Finalmente decidi dar 8 euros e ir ao cinema ver o tão falado Avatar de James Cameron, ele que realizou filmes como The Terminator I e II, Aliens (1986) ou True Lies (1994). Em 1997 realizou o maior recorde de bilheteiras da historia do cinema com Titanic, vencedor de 11 oscars. Passou vários anos sem lançar nenhum filme até voltar com com Avatar que bateu novamente o recorde de bilheteira, ganhou os globos de ouro e é o grande candidato para vencer os oscars 2010.

A historia passa-se no futuro, numa lua chamada Pandora, onde existe uma espécie humanoide (navi) que se encontra em conflito com os humanos, porque estes querem destruir uma gigante árvore para poder explorar o solo e retirar um mineral que poderá resolver o problema energético da Terra. Nisto Jake um marine paraplégico é seleccionado para participar no programa avatar com o objectivo de chegar a um acordo diplomático com os nativos, contudo existem militares mercenários que preferem usar a força para poder explorar a zona.

O sucesso do filme deveu-se sobretudo as inovações tecnologicas utilizadas, o filme provocou uma revolução no cinema, ao ser em 3D "obrigou" aos espectadores a irem as salas de cinema para poderem desfrutar de toda esta nova tecnologia. Quer se goste ou não do filme há que dizer que Avatar ficará na historia pelo que logrou, numa altura em que os estúdios cinematograficos falam em crise por culta dos downloads ilegais, Avatar cria uma alternativa. Seguramente que os próximos filmes de ficção cientifica serão em formato 3D.

Melhores Filmes de Ficção Cientifica

Eu gostei do filme, sobretudo do mundo cheio de cores e vida que Cameron criou, dou-lhe um 7/10, é uma experiência visual única e as 3 horas de duração são de puro entretenimento. Contudo achei que o argumento fraco e pouco original, fez-me lembrar bastante ao Dança com Lobos (1990). Ver este filme em dvd ou na televisão faz com que a sua nota baixe para um 5 ou 6. Embora considere que vale a pena ver o filme parece-me exagerado que se possa considerar como o melhor filme de 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário