25 de janeiro de 2010

Filmes de Culto - Dança com Lobos (1990)

Em 1990 sai para as salas de cinema Dances With Wolves, ou em português Dança com Lobos e para comemorar o seu 20º aniversário hoje irei falar um pouco sobre este clássico do cinema, uma espécie de western romântico. Ainda me lembro de ter apenas 13 anos quando fui ao cinema ver este filme com a minha irmã, no centro comercial babilónia da Amadora e tive de me conter para não chorar no final do filme.

Conta a história de um oficial de cavalaria que se destaca na Guerra Civil Americana e, por isso, é-lhe dada a chance de escolher o lugar onde quer servir. Ele escolhe um posto longínquo e solitário, na fronteira. Ali estabelece amizade com um grupo de índios Sioux, apaixona-se por uma mulher branca que vivia com eles e aos poucos abandona o seu posto de trabalho, sentindo-se cada vez mais ligado há sua nova família, acaba por sacrificar a sua carreira e os laços com o exército.

Este foi dos primeiros filmes que muda a imagem dos índios norte americanos, pela primeira vez deixam de ser assassinos sem escrúpulos para serem as vitimas da ganancia do colonizador branco. Este foi o filme que lançou Kevin Koster, assim como o ponto mais alto da sua carreira de actor/realizador. Desde então os seus trabalhos como realizador tiveram pouco sucesso e como actor a sorte também não lhe tem sorrido com frequência, acumulado criticas negativas e sendo acusado de não saber escolher os guiões que lhe são oferecidos.

Melhores Filmes Românticos

Dou-lhe um 9/10 e é sem duvida uma das grandes obras cinematográficas do século XX, a sua montagem, fotografia, banda sonora e argumento são soberbos. O filme consegue transportar o espectador a América selvagem do século XIX onde as pradarias estavam repletas de búfalos e o homem ainda vivia em harmonia com a natureza. O filme recebeu vários prémios entre eles 7 oscars, com um orçamento de 19 milhões de dólares obteve um encaixe impressionaste de 424 milhões.

Sem comentários:

Enviar um comentário