27 de janeiro de 2010

Invictus (2009) Filme de Clint Eastwood

Invictus de 2009 era um dos filmes que mais aguardava ver, não só porque é realizado por um dos maiores realizadores vivos do cinema, mas também pelo tema que é tratado neste filme. Conta com Morgan Freeman como Presidente da África do Sul, Nelson Mandela, e Matt Damon como capitão da selecção de rugby, Francois Pienaar. O filme foi baseado no livro de John Carlin.

A historia passa-se na África do Sul, logo após o fim do apartheid, Nelson Mandela chega ao poder por vias democráticas em 1994 e tem em suas mãos um país à beira do colapso económico, social e racial. Com a África do Sul em 1995 a receber o mundial de rugby Mandela vê nisso uma grande oportunidade de unir o país em torno de um desporto especialmente ligado aos "brancos". Consegue convencer e motivar a equipa para a importância de vencer o mundial e aos poucos convencer a maioria negra em apoiar a selecção.

Moragan Freeman está magnifico no papel, mostrando que Mandela era o certo no lugar exacto, que consegue o quase o impossível de unir um país ferido por anos de discriminação racial. Eastwood mostra como o desporto pode unir uma nação, e sobretudo que Mandela era uma pessoa muito inteligente e que prestou um enorme serviço ao seu país. Embora o filme tenha trajectória previsível, está cheio de detalhes históricos, culturais e emocionais.

Melhores Filmes Históricos/Biográficos

Dou-lhe um 8/10, é mais uma obra maestra que Clint Eastwood oferece à 7ª Arte, com um momento da historia de um país que serve de exemplo para todos nós. As interpretações tanto de Morgan Freeman como de Matt Damon são candidatas para ganharem o oscar este ano. Um filme que aconselho vivamente a ver, vale a pena.

1 comentário:

  1. Concordo totalmente com você sr. Gonga.
    O filme transmite muito bem a tensão existente na altura e a grandiosidade de um homem que sabe perdoar e tem uma visão única sobre o que pode unir o seu pais e acredita nela mesmo que os outros o chamen de tonto.
    Eu já sabia que Nelson Mandela era um grande homem, mas este filme explicou muito bem por que é que ele o é.
    Sílvia

    ResponderEliminar